Liga de Clubes aprovou alterações nos regulamentos
A Liga de Clubes, presidida por Pedro Proença, e os emblemas do futebol profissional em Portugal estiveram, esta terça-feira, reunidos no Porto, para deliberar alterações aos regulamentos de disciplina e das competições.
Destaca-se o aumento da penalização para os clubes que falhem o controlo salarial feito ao longo da temporada. Até aqui, os emblemas que falhassem um dos quatro momentos de avaliação (setembro, dezembro, março e maio) eram punidos entre dois a cinco pontos. Agora, a penalização passa a ser entre cinco e oito pontos. Recorde-se que esta época, o Lank Vilaverdense, da Liga 2, já foi penalizado devido ao incumprimento do controlo salarial.
Nos restantes pontos, foi aprovada a manutenção do regime sancionatório aplicado ao combate aos comportamentos antidesportivos (atos contrários aos valores fundamentais do desporto, suscetíveis de alterar fraudulentamente os resultados das competições); também obteve resposta positiva o reforço do quadro sancionatório no caso de incumprimento de obrigações em matéria societária; e o regulamento das competições passou a contar com o Programa de Sustentabilidade Económica e Financeira, que já consta do manual de licenciamento.
Por último, foi aprovando um novo regulamento de prevenção da violência, bem como novos procedimentos para a deflagração de pirotécnica e arremesso de objetos durante as partidas.