Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Makouta aponta o caminho dos triunfos ao Boavista e trava assalto europeu do Vitória (1-2)

Livre do congolês desfez o empate e permitiu ao Boavista regressar às vitórias
Livre do congolês desfez o empate e permitiu ao Boavista regressar às vitóriasLUSA/Opta by Stats Perform
Um grande golo - e o primeiro no campeonato - do médio congolês desfez o empate na receção ao Vitória de Guimarães e carimbou praticamente a manutenção do Boavista na Liga Portugal à 26.ª jornada. Num duelo histórico entre duas equipas que não venciam há três jogos, as panteras levaram a melhor e travaram o assalto vimarenense ao quinto lugar. Antes e depois do apito final, Ibrahima Bamba, Bruno Gaspar e Rodrigo Abascal foram expulsos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da derrota na Madeira com o Marítimo (4-2), Petit procurava retomar o caminho das vitórias depois de três desaires consecutivos dos axadrezados, que ainda assim estão tranquilos a meio da tabela. Sebastian Pérez, Bruno Lourenço e Kenji Gorré foram chamados ao onze, rendendo Sasso, Camará e Watai.

Escolhas iniciais dos técnicos
Escolhas iniciais dos técnicosFlashscore

Por outro lado, depois do nulo na receção ao Paços de Ferreira, o Vitória de Guimarães contou com Ibrahima Bamba, André André, Mikey Johnston e Anderson Silva, em vez de Handel, Tiago Silva, Jota e Safira. Os minhotos também não venciam há três encontros, o que lhes custou o quinto lugar, de acesso às competições europeias, agora ocupado pelo Arouca.

40 minutos de avanço

O Boavista entrou melhor, com mais posse de bola e aproximando-se da área contrária, apesar de faltarem lances de perigo para darem um maior ânimo ao jogo que já estava quente nas bancadas. Na primeira oportunidade, surgiu o primeiro golo, com Salvador Agra a aproveitar um ressalto na área para armar um disparo rasteiro que bateu Celton Biai.

A toada voltou a esmorecer e só nos últimos cinco minutos voltou a haver motivos de interesse, com Bracali em evidência. Em três lances quase consecutivos, o veterano guarda-redes travou um remate de Anderson Oliveira, afastou com os pés um cruzamento perigoso de Maga e, por último, foi rápido a fazer a mancha e Anderson e a evitar o empate. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Parecia que o intervalo chegava na pior altura para Moreno, mas no regresso dos balneários a toada manteve-se e a equipa melhorou com as entradas de Bruno Gaspar primeiro e, pouco depois, de Rúben Lameiras e Janvier. No recomeço, Anderson ficou perto do golo na pequena área - a cruzamento do lateral recém-entrado - e Yusupha respondeu com um remate à malha lateral, depois de ultrapassar Celton Biai.

O guarda-redes internacional pelos sub-21 de Portugal - e que integrou os trabalhos da equipa principal - demonstou, pouco depois, o porquê de ser uma aposta na equipa das quinas. Aos 55 minutos, Yusupha voltou a ter espaço na área para se lançar para um cabeceamento que levava selo de golo, até que o voo do guardião afastou o perigo. 

Parece ter sido o tónico que os vimarenenses precisavam... Cinco minutos depois, André André assumiu a construção de uma jogada bem desenhada pela direita, abriu em Bruno Gaspar e correu para zona de finalização, aproveitando o cruzamento rasteiro do companheiro para desviar, de pé esquerdo, e recolocar a igualdade no marcador.

Três pontos do pé direito de Makouta

Mas o melhor momento do jogo estava guardado para os 86 minutos. Num livre descaído pelo lado esquerdo, ainda a cerca de 30 metros da baliza, Makouta partiu confiante, rematou em arco sobre a barreira e a bola encaixou no ângulo superior esquerdo da baliza de Celton Biai, que bem voou, mas nada pôde fazer para evitar o golo.

Um tento festejado efusivamente nas bancadas que, em tempo de desconto, caíram num silêncio preocupante quando André Silva cabeceou na pequena área para o empate, mas Abascal, sem saber como nem porquê, desviou com o pé direito e a bola saiu a rasar o poste para pontapé de canto. 

Em jogo quente, não podiam faltar os clássicos casos, casinhos e cartões. Ibrahima Bamba impediu um contra-ataque, viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho e, já depois do apito final, Rodrigo Abascal e Bruno Gaspar também foram expulsos.

Homem do jogo Flashscore: André André (Vitória de Guimarães).

André André encheu o campo, mas não conseguiu evitar a derrota
André André encheu o campo, mas não conseguiu evitar a derrotaLUSA/Opta by Stats Perform
Mapa de passes ao longo dos noventa minutos
Mapa de passes ao longo dos noventa minutosLUSA/Opta by Stats Perform