Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Meia dúzia à campeão na ilha: Sporting goleia Nacional com bis de Trincão e Gyokeres

Mário Rui Ventura
Atualizado
A festa dos jogadores do Sporting na Choupana
A festa dos jogadores do Sporting na ChoupanaOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting goleou este sábado o Nacional, por 6-1, na 2.ª jornada do campeonato. No Estádio da Madeira, Pedro Gonçalves inaugurou o marcador, aos 16', Nigel Thomas ainda empatou, aos 36', mas Francisco Trincão, que bisou (41' e 56'), tal como Gyokeres (51', de penálti, e 76'), bem como Daniel Bragança (66'), assinaram a goleada do campeão nacional no regresso à Choupana.

Recorde as incidências da partida

Sem o capitão Hjlumand, lesionado, Rúben Amorim apostou em Daniel Bragança a meio-campo, dando-lhe a braçadeira mantendo inalterado o restante onze que, na primeira jornada, venceu o Rio Ave.

O Nacional entrou com tudo e, depois de Luís Esteves ter rematado ao lado, logo no primeiro minuto, aos 3' foi Butzke, na sequência de um canto, a cabecear a rasar o poste da baliza de Kovacevic. Respondeu o Sporting, aos 5 minutos, num remate de meia distância de Daniel Bragança, muito por cima da baliza de Lucas França.

Aos 16 minutos, após recuperação de bola de Daniel Bragança, surgiu o 1-0 para o Sporting, através do inevitável Pedro Gonçalves, que pegou na bola à entrada da área e, já no interior, em queda, rematou em arco, com a bola a ainda bater no poste da baliza de Lucas França.

A partir daí o Sporting assumiu em definitivo as rédeas do jogo. Trincão, aos 24 minutos, atirou forte maspor cima, antes de Geovany Quenda rematar cruzado, com a bola a ainda bater no poste direito da baliza do Nacional. Em cima da meia hora, valeu Eduardo Quaresma, com um corte dentro da área, impedindo o remate de Appiah à baliza de Kovacevic.

Na sequência do canto, José Gomes cabeceou para corte de Gonçalo Inácio, antes de Kovacevic brilhar num remate de Zé Vítor já dentro da pequena área, aos 34', antes de Butzke rematar para nova defesa do guarda-redes do Sporting e, na resposta, Lucas França fazer o mesmo perante Gyokeres, aos 35'.

Adivinhava-se novo golo e ele chegou mesmo, aos 36 minutos, para o Nacional. Grande passe de Matheus Dias, a isolar Nigel Thomas que, descaído para a direita, rematou forte e cruzado para bater Kovacevic e assinar o 1-1.

A resposta do Sporting, contudo, foi rápida e, uma vez mais, com influência de Pedro Gonçalves. Foi ele a assistir Francisco Trincão para o avançado, dentro da área, trabalhar e finalizar de pé esquerdo, assinando o 2-1 para o Sporting.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

A segunda parte arrancou sem alterações e com Appiah, aos 48 minutos, a ganhar espaço para rematar para defesa de Kovacevic. Na resposta, Geovany Quenda ganhou espaço na área do Nacional e foi derrubado por Bruno Costa: Luís Godinho apontou para a marca do penálti, aos 50 minutos e Viktor Gyokeres na conversão, fez o 3-1 para o Sporting.

Logo depois, Bruno Costa saiu lesionado no Nacional, entrando Miguel Baeza, tal como Gabriel Santos, substituindo Appiah. No minuto seguinte caiu no relvado Nigel Thomas, obrigando a mais uma alteração, com a entrada de Rúben Macedo. Como se não bastasse, aos 57 minutos Matheus Dias facilitou, perdeu a bola para Geny Catamo, que serviu Francisco Trincão, dentro da área, para o bis e o 4-1 para o Sporting.

Aos 66 minutos Geovany Quenda rematou para defesa de Lucas França e, no canto, trabalhado, Daniel Bragança recebeu dentro de área e, depois de driblar dois defesas, finalizou de pé esquerdo, colocado, assinando o 5-1 para o Sporting.

Tiago Margarido esgotou as alterações, Rúben Amorim fez a primeira, aos 69 minutos, com Debast no lugar de Eduardo Quaresma. Aos 73 minutos Pedro Gonçalves serviu Gyokeres, que na cara de Lucas França não conseguiu a finalização, antes de Trincão, aos 74', disparar e ficar perto de completar o hat trick. Não marcou Trincão, marcou mesmo Gyokeres, aos 76 minutos, servido por Debast, e com um autêntico míssil, a fuzilar Lucas França para a meia dúzida do leão. 

Aos 78 minutos, após nova pausa para hidratação, Rúben Amorim lançou Matheus Reis e Essugo, nos lugares de Geny Catamo e Morita, respetivamente. Já depois de Gyokeres ter voltado a testar Lucas França, aos 82 minutos, também Rúben Amorim esgotou as substituições, com Fresneda e Marcus Edwards nos lugares de Diomande e Trincão, aos 85'. Até final da partida, Gyokeres ainda procurou o hat trick e, aos 87', esteve bem perto, com um tiro ao poste da baliza insular.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Francisco Trincão (Sporting)

O mapa de calor de Francisco Trincão
O mapa de calor de Francisco TrincãoOpta by Stats Perform/Profimedia