Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Melhor marcador da Liga: Luta relançada para as últimas três jornadas

Bruno Henriques
Taremi aparece como o avançado em melhor forma na lista de melhor marcadores
Taremi aparece como o avançado em melhor forma na lista de melhor marcadoresFC Porto
Enquanto se decide o título, quem participa nas competições europeias e que assegura a manutenção, há também uma outra luta a decorrer em pano de fundo. Com três jornadas por disputar, os seis melhores marcadores do campeonato estão separados por cinco golos e uma luta que parecia reduzida a dois está relançada para o que resta da época.

Equipa mais concretizadora da Liga (72 golos), o Benfica entrou numa fase de menor fulgor ofensivo e desde abril apenas por uma vez conseguiu marcar mais de um golo numa partida -a na visita ao Gil Vicente. Situação que se tem refletido também no topo da tabela dos melhores marcadores.

À entrada para as últimas três jornadas, Gonçalo Ramos e João Mário estão no topo da tabela dos artilheiros da Liga com 17 golos cada um. Contudo, aquela que parecia uma luta a ser decidida entre os dois jogadores do Benfica alargou-se e agora tudo parece em aberto.

Gonçalo Ramos lidera a lista de melhores marcadores
Gonçalo Ramos lidera a lista de melhores marcadoresOpta by Stats Perform, SL Benfica

Sem fazer a festa desde 2 de abril, Gonçalo Ramos soma cinco jogos consecutivos sem faturar. Por seu lado, João Mário não marca há seis partidas e esteve o mês todo de abril sem conseguir fazer o gosto ao pé. Uma seca que permitiu a aproximação de Mehdi Taremi.

O avançado do FC Porto está no terceiro lugar, com 16 golos e com a mira mais afinada nesta fase - nas últimas quatro jornadas só não conseguiu marcar ao Arouca. Números que fazem o internacional iraniano sonhar com o troféu de melhor marcador pela primeira vez nas quatro épocas que leva em Portugal – em 2020 e 2022 ficou atrás de Carlos Vinícius e Darwin Núñez, ambos do Benfica.

Atrás deste trio está Pedro Gonçalves. Melhor marcador da Liga em 2021, quando o Sporting se sagrou campeão, o polivalente jogador marcou em três dos últimos cinco jogos dos leões e elevou a contagem para 15 golos, a dois da liderança.

Fran Navarro (Gil Vicente), com 14 tentos (celebrou diante do Santa Clara depois de um jejum de dois meses), Yusupha (Boavista) e Ricardo Horta (SC Braga), ambos com 12 (o gambianos fez dois tentos este mês e o internacional português marcou três golos nas últimas quatro jornadas) também ainda espreitam esta possibilidade.

Campeão sem ser goleador

Ser campeão nem sempre significa ter o melhor marcador do campeonato. Nas últimas 10 temporadas já concluídas, ou seja, desde 2011/12, só em quatro ocasiões é que o artilheiro da Liga fez parte da equipa que conquistou o título: Jackson Martínez (FC Porto, em 2012/13), Jonas (Benfica, em 2015/16), Seferovic (Benfica, 2018/19) e Pedro Gonçalves (Sporting, em 2020/21).