Mercado abriu a porta, Benny trancou-a: AVS vence Portimonense e sobe à Liga Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mercado abriu a porta, Benny trancou-a: AVS vence Portimonense e sobe à Liga Portugal

John Mercado foi o melhor jogador em campo
John Mercado foi o melhor jogador em campoLUSA/Opta by Stats Perform
O AVS venceu este domingo o Portimonense por 2-1 e garantiu a subida à Liga Portugal com um resultado agregado de 4-2, com golos de John Mercado e Benny para os anfitriões e Ronnie Carrillo para os visitantes. Esta foi a quarta vez consecutiva que o emblema da Liga 2 vence o play-off de promoção e uma subida inédita dos avenses, enquanto os algarvios voltam ao segundo escalão ao fim de sete épocas seguidas na elite.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois do triunfo em Portimão por 1-2, o AVS partia em vantagem para este duelo decisivo e deixou as responsabilidades nas mãos dos primodivisionários, que este domingo contaram com o regresso de Filipe Relvas ao onze, em vez de Seck.

Pontuações no final do encontro
Pontuações no final do encontroFlashscore

Por seu lado, Jorge Costa apostou no mesmo onze, exceto a entrada de Edson Farias por Fábio Pacheco, expulso por acumulação de amarelos na primeira mão.

Muita vontade, pouca frieza

De facto, até foram os algarvios a entrarem melhor no jogo aproveitando o bloco baixo dos avenses, sempre com o pé direito de Carlinhos como sistema de navegação e Hélio Varela como desequilibrador. Essa melhor entrada, no entanto, não se traduziu em oportunidades claras para golo e o AVS foi-se soltando das amarras, apesar de lesão de Tunde - melhor em campo na primeira mão -, que foi rendido por Eric Veiga, aos 20 minutos, que se estreou esta época depois de um longo período de lesão.

Numa série de lances consecutivos, John Mercado começou a abrir o livro com cruzamentos muito perigosos para o matador de serviço, Nenê. Num deles chegou atrasado ao cruzamento, no outro cabeceou perto do poste. Mercado também tentou a sua sorte, mas foi negado por uma grande intervenção de Vinicius. 

Na resposta, Hélio Varela fugiu na grande área e rematou para uma grande defesa de Simão Bertelli para canto. Mas Mercado estava intratável e continuava a criar perigo a partir do flanco esquerdo: aos 35 minutos, serviu Léo Alaba ao segundo poste, mas o remate do lateral foi travado pelas pernas de Vinicius.

A cinco minutos do intervalo, um lance feio entre Edson Farías e Gonçalo Costa levou o árbitro João Pinheiro a mostrar o cartão vermelho ao defesa do AVS, mas depois de consultar o monitor do vídeo-árbitro, a admoestação foi anulada. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Abertura do Mercado da Liga Portugal

Sem alterações depois do descanso, a pressão do resultado (e de Nenê) abriu a porta aos erros algarvios. Aos 52 minutos, o avançado brasileiro teve um trabalho fundamental que não será espelhado nas estatísticas, mas que foi de capital importância para o golo inaugural. Depois de um alívio, Lucas Ventura e Pedrão hesitaram perante a aproximação de Nenê, a bola ficou nos pés de John Mercado, que contornou Vinícius e lançou a festa nas bancadas.

A precisar de dois golos para igualar o play-off, Paulo Sérgio foi ao banco à procura de respostas e lançou desde logo Sylvester Jasper, com resposta dos anfitriões que lançaram Stênio para segurar o miolo. Mas os algarvios estavam de cabeça perdida e cabisbaixos, ameaçando de forma algo tímida a baliza de Bertelli. 

Já se festejava na Vila das Aves, ao mesmo tempo que Paulo Sérgio desesperava no banco dos alvinegros. Ronie Carrilo, Luan Campos, Dener e Davis Silva foram lançados, mas exceto um remate cruzado de Luan para defesa tranquila, pouco ou nada criaram perigo. 

Benny desfaz as dúvidas e lança os foguetes

Com os algarvios totalmente desesperados no ataque, a velocidade de Mena pelo flanco direito ameaçava as costas e permitia aos avenses respirar. Num desses lances, aos 89 minutos, o extremo galgou terreno, deixou dois adversários para trás e a bola eventualmente foi parar aos pés de Benny à entrada da área. O médio não se fez rogado e rematou forte e colocado para fazer o 2-0 e soltar a festa no relvado e nas bancadas.

Já com o jogo resolvido, surgiu a melhor ocasião para o Portimonense, num remate de longe de Igor Formiga para uma grande defesa de Simão Bertelli. Na insistência após o pontapé de canto, Hélio Varela lançou Pedrão na área, o central cruzou para a pequena área e Ronnie Carrilo fez o desvio para o 2-1.

Insuficiente para alterar o rumo dos acontecimentos, mas ainda a tempo para aquecer o ambiente e levar a imagens feias depois do reatamento, que levaram às expulsões de Fernando Fonseca e Pedrão. 

Homem do jogo Flashscore: John Mercado (AVS).

Estatísticas no final do jogo
Estatísticas no final do jogoFlashscore