Momento Flash da semana: O travão na bicicleta e o tiro de fé de Reisinho
À mesma hora, em estádios diferentes, SC Braga e Boavista viveram momentos bem distintos que acabaram por definir os resultados das respetivas partidas.
Na sempre difícil deslocação a Vila do Conde, o SC Braga tentava continuar no rumo das vitórias para pressionar o FC Porto e vencer onde ninguém vence desde outubro (3-4 com o Farense), mas não estava a contar com um dia histórico.
Não por responsabilidade direta, mas a verdade é que o golo que o SC Braga marcou em Vila do Conde, celebrado pela importância e, acima de tudo, pela espetacularidade, tornou-se um marco da Liga Portugal.
Pela primeira vez no escalão principal português, um árbitro (Fábio Veríssimo) utilizou a tecnologia ao seu dispôr para dar uma explicação a todos os presentes e que os arsenalistas não queriam ter ouvido.
Matheus Magalhães colocou a bola no meio-campo do Rio Ave, a jogada desenrolou-se e Simon Banza, que continua a rivalizar com Gyokeres pelo título de melhor marcador do campeonato, fez um dos melhores golos da carreira ao finalizar de bicicleta o cruzamento do jovem Roger Fernandes.
O congolês já estava a preparar-se para figurar nos melhores golos da semana quando viu Fábio Veríssimo correr na direção do monitor. Segundos depois, a explicação histórica: "Após revisão, o jogador atacante, em posição de fora de jogo, interfere com o defensor. Decisão final: fora de jogo, cancelar o golo". Há golos que não deviam ser anulados, dirá o adepto neutro de futebol depois de ver o momento de Simon Banza.
Com a certeza de que os simpatizantes do Rio Ave não irão concordar consigo, fazemos uma viagem à cidade do Porto, onde, à mesma hora, defrontaram-se Boavista e Moreirense.
Se a época dos cónegos é tão tranquila como surpreendente, a do Boavista tem sido recheada de peripécias.
Desde salários em atraso, à saída de Petit e à sequência de 10 jornadas consecutivas sem vitórias, o Boavista não tem tido uma época 2023/24 nada fácil, mas ao mesmo tempo também vai vivendo momentos marcantes.
A vitória na primeira jornada frente ao Benfica, a goleada em Vizela e, desde 9 de março, o golaço de Miguel Reisinho que resultou na vitória frente ao Moreirense são exemplos disso.
Um tiro de fé que não foi anulado e que deixa os axadrezados tranquilos a meio da tabela.