Momento Flash da semana: Santos de fora prolongam estado de graça em Arouca
A meio da eliminatória europeia diante os noruegueses do Brann - Arouca em vantagem graças à vitória na primeira mão (2-1) -, a formação arouquense, a par do Estoril, protagonizou um jogo absolutamente épico e que entra diretamente para o lote de candidatos a melhor jogo da temporada (4-3).
A equipa de Daniel Ramos esteve três vezes em desvantagem, duas delas já numa fase em que jogava em inferioridade numérica, por força da expulsão de Eboué Kouassi, aos 37 minutos, mas nunca atirou a toalha ao chão, tampouco se mostrou capaz de se contentar com o empate.
Essa crença inabalável no processo resultou numa recompensa por obra e graça de (Pedro) Santos, o jovem emprestado pelo SC Braga, lançado aos 81 minutos para vestir a capa de herói e prolongar o estado de graça em Arouca. Cruzamento com conta, peso e medida de Weverson pelo corredor esquerdo e finalização de primeira, como mandam os livros, para explosão de alegria nas bancadas do Municipal.
Não tanto pela execução, até porque os golos de Rafa Mujica e Cristo González foram mais vistosos, as sensações desencadeadas pelo remate certeiro de Pedro Santos fazem deste golo o Momento Flash da semana.
Pontapé na desconfiança
Após uma temporada de excelência em 2022/23, sob a liderança de Armando Evangelista, que deixou a formação arouquesa para assumir um projeto desafiante no Goiás (Brasil), o Arouca olhou para o exemplo do passado, quando alcançou um lugar europeu e desceu de divisão na época seguinte, e mostrou-se célere e criterioso no reforço do plantel para atacar a exigente temporada de 2023/24.
Oday Dabbagh, João Basso, Antony e Alan Ruiz foram perdas significativas nos lobos de Arouca, sem, no entanto, que a direção deixasse soar os alarmes da preocupação. As saída foram colmatadas de forma antecipada e através da entrada de jogadores oriundos de ligas importantes e de formação de topo - Cristo González (formado no Real Madrid) e Jason Remeseiro (ex-Alavés) tiveram impacto imediato e são ótimos exemplos.
E se dúvidas ou desconfiança houvesse, até pela incerteza daquilo que poderia dar o trabalho do novo treinador Daniel Ramos, o início de temporada para os lados da Serra da Freita tem sido bastante animador. Três vitórias em três jogos oficiais, entre Taça da Liga, Liga Conferência e Liga Portugal, e muitos bons sinais. Resta saber como será o futuro.