Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nacional vence Torneio Autonomia ao bater Marítimo nas grandes penalidades

Nacional e Marítimo disputaram final do Torneio Autonomia no Funchal
Nacional e Marítimo disputaram final do Torneio Autonomia no FunchalCS Marítimo
O Nacional, da Liga, conquistou este domingo o Torneio Autonomia, de cariz particular, depois de vencer o Marítimo, do segundo escalão, por 4-3 nas grandes penalidades, após 0-0 no tempo regulamentar, no Funchal.

Recorde as incidências da partida

O jogo ficou marcado pela expulsão de João Aurélio, por vermelho direto, aos 36 minutos, após um contacto mais ríspido sobre Martim Tavares, sendo que o capitão 'alvinegro' corre agora o risco de falhar a estreia na Liga, frente ao AVS, no sábado.

A jogar no seu estádio, o Marítimo começou melhor, com mais posse de bola, mas o primeiro remate enquadrado pertenceu ao Nacional, por intermédio de Luís Esteves, que proporcionou intervenção segura de Samu Silva, à passagem do quarto de hora.

Pouco depois da expulsão de João Aurélio, nova altercação, desta feita entre adeptos maritimístas, que confrontaram os suplentes do Nacional, que estavam em zona de aquecimento, com o intervalo a chegar sem mais ocasiões de golo.

À passagem do minuto 62, situação flagrante para os nacionalistas, por via de uma combinação entre Afonso Freitas e Rúben Macedo, a partir da esquerda, que terminou com um cruzamento milimétrico para Gustavo Garcia, que cabeceou a centímetros do poste.

A jogar com mais uma unidade, apenas na fase final se notou a superioridade numérica do Marítimo, que começou por criar perigo através de Rodrigo Borges, aos 73 minutos, a cabecear para grande intervenção de Lucas França, que evitou o golo com uma defesa apertada. 

Nos últimos 10 minutos, acentuou-se o domínio 'verde-rubro', com João Tavares, aos 84, e Euller Silva, aos 87, a falharem o golo por muito pouco.

Terminado o tempo regulamentar, o troféu decidiu-se no desempate por grandes penalidades, nos quais os comandados por Fábio Pereira falharam duas tentativas, ao passo que os 'alvinegros' desperdiçaram uma, vencendo o troféu (4-3).

Também hoje, o FC Porto B, da Liga 2, assegurou o terceiro lugar na 24.ª edição do Torneio Autonomia, depois de vencer o Marítimo La Guaira, da segunda divisão venezuelana, através do desempate por grandes penalidades, por 5-4, após 2-2 no tempo regulamentar.

No sábado, o Nacional bateu o FC Porto B, por 2-1, na primeira meia-final do torneio, ao passo que os 'verde-rubros' derrotaram o Marítimo La Guaira, por 1-0, na segunda meia-final.