Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O caminho de Tiago Margarido até ao topo: "Soube gerir muito bem a sua carreira"

Rodrigo Coimbra
Tiago Margarido estreia-se na Liga
Tiago Margarido estreia-se na LigaCD Nacional
Depois do trabalho histórico em 2023/24, Tiago Margarido acompanhou o Nacional na subida à Liga e vai ter a oportunidade de estrear-se no principal escalão, depois do sucesso no Campeonato de Portugal, Liga 3 e Liga 2.

Acompanhe a estreia do Nacional no Flashscore

Em outubro de 2023, Tiago Margarido colocava a fasquia nos 40 pontos. Era essa a meta que o jovem treinador do Nacional colocava no caminho dos insulares na Liga 2. Mas o final já conhecido ultrapassou todas as expectativas e culminou com o regresso da equipa ao escalão máximo do futebol português em 2024/25.

"O nosso objetivo inicial era a manutenção e nós conseguimos tornar um sonho em realidade, algo que parecia impossível ao início e que conseguimos tornar real. Penso que é uma história digna dos livros", destacou o técnico, no dia em que foi consumada a promoção.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

E que história. Ao nível da história do próprio Tiago Margarido. O jovem treinador tinha sido surpreendentemente despedido do Varzim na época anterior, em 2023/24, e o Nacional não teve dúvidas de que ele seria o homem certo: "O Nacional apostou em mim quando, se calhar, pouca gente o faria".

Depois de um trajeto consolidado no Campeonato de Portugal ao serviço do Canelas, que resultou na promoção à Liga 3, Margarido tinha a primeira oportunidade nas ligas profissionais e não desiludiu.

Passo a passo, o Nacional, sem grandes vedetas, foi ultrapassando as múltiplas barreiras e começou a olhar com maior propriedade para um cenário que se tornou inevitável: lutar pela subida.

Os novos desafios para 2024/25

Nesta caminhada até ao topo, Tiago Margarido bateu vários registos históricos e valorizou inúmeros ativos. No Nacional, naquele que é o seu mais recente desafio, Witi (Dibba Al-Hisn), Gustavo Silva (Vitória SC) e Chuchu Ramírez (Vitória SC) ganharam uma aura especial e acabaram por dar o salto para outras paragens. Mas não foram os únicos.

O treinador do emblema madeirense, o único do arquipélago da Madeira com presença na elite do futebol português, perdeu vários jogadores da temporada passada e viu-se forçado a reconstruir a equipa praticamente do zero. Os 16 reforços até ao momento espelham bem essa necessidade.

Os próximos jogos do Nacional
Os próximos jogos do NacionalFlashscore

O reset feito após uma temporada histórica em nada abalam a confiança de Tiago Margarido para a sua época de estreia na Liga. O segundo treinador mais jovem do principal escalão para a nova época, apenas atrás de João Pereira (Casa Pia), não se escondeu atrás de desculpas e apontou a fasquia para os 40 pontos, apesar da consciência da dificuldade dessa meta.

Ou seja, o objetivo não é mais do que a manutenção. Numa liga exigente e depois de todas as mudanças, pode mesmo dizer-se que é muito ambicioso. Mas Tiago Margarido está habituado a quebrar previsões.

"Não me surpreende esta chegada à Liga"

Entre os muitos jogadores que se cruzaram com Tiago Margarido desde 2019/20, a primeira época como treinador principal, aos 31 anos, o avançado Alex Tanque valorizou-se no Canelas e mostra-se muito agradecido ao técnico do Nacional.

"Foi uma experiência muito boa. Foi uma época que me correu muito bem. Sou muito grato a ele", introduz o brasileiro.

"Não me surpreende esta chegada à Liga. Era somente uma questão de tempo. Ele soube gerir muito bem a sua carreira. Sempre foi muito inteligente e agora chega com mérito", sustenta.

Alex Tanque destacou-se no Canelas de Tiago Margarido
Alex Tanque destacou-se no Canelas de Tiago MargaridoFPF

"Acho que essa experiência vai ser muito boa para ele. Vai ser bom ser desafiado perante outras equipas mais fortes. No futuro tenho a certeza que vai comandar equipas que vão disputar a Champions League. É esse o nível dele", completou.

Para os mais desatentos e que vão ter a oportunidade de ver pela primeira vez uma equipa com a assinatura de Tiago Margarido, o avançado Alex Tanque deixa um pequeno retrato.

"A ideia de jogo dele é muito bem desenhada. Ele analisa muito bem as forças e fraquezas do adversário. Ele analisava de uma forma muito precisa o adversário e na maioria das vezes acertava. Quando é assim, é bem mais fácil para nós jogadores. Então acabamos por ter bons resultados", explicou.