Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O canto do cisne antes dos cantos de Lage: Benfica vence Santa Clara

Mário Rui Ventura
Atualizado
Florentino marcou o golo da reviravolta do Benfica
Florentino marcou o golo da reviravolta do BenficaPatricia DE MELO MOREIRA / AFP
O Benfica venceu este sábado o Santa Clara, por 4-1, na 5.ª jornada do campeonato, no jogo de estreia de Bruno Lage no comando técnico dos encarnados. A partida começou com o golo açoriano, aos 22 segundos, apontado por Vinícius Lopes, mas Akturkoglu, aos 27', e Florentino, aos 34', deram a volta ainda na primeira parte, antes de António Silva (47') e Di Maria (58') avolumarem o triunfo da equipa da Luz.

Recorde as incidências da partida

Na estreia neste regresso ao comando técnico do Benfica, Bruno Lage apresentou duas novidades em relação ao último onze de Roger Schmidt, que tinha empatado (1-1) com o Moreirense, estreando o reforço Aktürkoglu, além da primeira titularidade de Rollheiser, em detrimento de Prestianni e Leandro Barreiro. Do lado do Santa Clara, Vasco Matos repetiu o onze que havia vencido o AVS, por 2-1, na 4.ª jornada.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Ambiente de festa na Luz, de euforia, mas que gelou logo aos 22 segundos, quando Vinícius Lopes aproveitou um erro gritante de Otamendi, que falhou o corte no passe longo de Sydnei, e picou por cima de Trubin para colocar o Santa Clara na frente do marcador.

O Benfica tentou reagir, aos 12 minutos surgiu o primeiro remate, de Di María, para defesa segura de Gabriel Batista. No minuto seguinte foi Rollheiser a testar a pontaria, com remate por cima. O 1-1, porém, chegou mesmo, e aos 27 minutos, pelo reforço Akturkoglu, que após passe de Kokçu, com um toque em jeito, bateu Gabriel Batista e estreou-se a marcar com a camisola dos encarnados, poucos segundos depois de ter visto o guarda-redes do Santa Clara evitar a festa.

Aos 34 minutos chegou a reviravolta, num pontapé de canto trabalhado, com Di María a cruzar, Otamendi a cabecear e Florentino a surgir ao segundo poste, sozinho para, de cabeça, fazer o 2-1.

Em cima dos 40 minutos, numa boa jogada coletiva, ao primeiro toque, foi Kokçu a ficar perto do 3-1, com o remate a sair por cima da baliza dos açorianos. Aos 44' novamente Kokçu, desta feita a receber de Pavlidis, mas com o mesmo destino, acima da baliza de Gabriel Batista. Já dentro dos quatro minutos de compensação, Gabriel Silva recebeu de Vinícius Lopes e disparou de meia distância, ao poste direito da baliza de Trubin. Aos 45+3' foi novamente Akturkoglu a disparar, para defesa atenta de Gabriel Batista, a desviar por cima da barra.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Vasco Matos, treinador do Santa Clara, apostou em Ricardinho no lugar do autor do golo madrugador, Vinícius Lopes, mas foi o Benfica a dilatar a vantagem logo aos 47': Álvaro Carreras rematou e ganhou canto, onde António Silva, após a bola parada batida por Kokçu, saltou mais alto e assinou o 3-1.

Dez minutos depois, mais precisamente em cima dos 58', houve magia na Luz: passe sublime de Bah, Di María ganhou ao lateral-esquerdo do Santa Clara e, com Gabriel Batista adiantado, fez um chapéu perfeito ao guarda-redes do Santa Clara, assinando com mestria o 4-1. O Santa Clara tentou uma reação imediata e, aos 61', Trubin defendeu o remate de Ricardinho.

Do banco Vasco Matos lançou Gustavo Klismahn e Matheus Pereira, nos lugares de Gabriel Silva e Pedro Ferreira, com Bruno Lage a responder com mais uma estreia, a de Amdouni, no lugar de Rollheiser, aos 67 minutos. Depois, aos 73', as saídas para os aplausos de Akturkoglu e Di María, entrando Schjelderup e Prestianni. Aos 75', logo após ter atirado um livre por cima, Safira saiu no Santa Clara, dando o lugar a João Costa. Aos 82' Bruno Lage esgotou as alterações, com Arthur Cabral e Leandro Barreiro lançados nos lugares de Pavlidis e Kokçu.

Até final da partida, o Benfica teve três ocasiões soberanas para chegar à mão cheia: Amdouni teve o 5-1 nos pés, aos 85 minutos, após lance de insistência de Arthur Cabral, mas atirou por cima, bem como Schjelderup, aos 88', que não aproveitou os ressaltos e permitiu bela intervenção de Gabriel Batista, antes de Amdouni, aos 89', atirar de livre à barra da baliza do Santa Clara.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Kokçu (Benfica)

O raio de ação de Kokçu
O raio de ação de KokçuOpta by Stats Perform/LUSA