Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O melhor Pedro Gonçalves de sempre

Mário Rui Ventura
A participação direta de Pedro Gonçalves nos golos do Sporting
A participação direta de Pedro Gonçalves nos golos do SportingFlashscore
A cumprir a terceira temporada no Sporting, e depois de ter sido o melhor marcador do campeonato no ano de estreia, contribuindo decisivamente para a conquista do título de campeão nacional, Pedro Gonçalves vai agora no quarto lugar da lista de goleadores mas está, como referiu Rúben Amorim e confirmou o Flashscore, na sua melhor época de sempre, no que a contribuição direta para os golos dos leões diz respeito.

"Entre golos e assistências, o Pote esta a fazer a melhor época dele, embora não pareça. E muitas vezes a jogar a médio. Assiste mais. Mesmo como médio, ele aparece muitas vezes junto à área. Até o Morita. Claro que o Pote prefere jogar mais à frente, mas temos de fazer escolhas. O Morita saiu com queixas do último jogo. Faço uma avaliação mais global: está com mais influência do que nos anos anteriores, mas marca menos golos e chama menos a atenção. Não queríamos que o Morita se lesionasse", afirmou Rúben Amorim no final do jogo com o Casa Pia.

A influência de Pedro Gonçalves com o Casa Pia
A influência de Pedro Gonçalves com o Casa PiaOpta by Stats Perform

Ora estando Pedro Gonçalves com menos golos do que na temporada de estreia, em que terminou como melhor marcador do campeonato, e estando o Sporting em quarto lugar no campeonato, quando nesse ano estava e terminou em primeiro, causou alguma estranheza a análise de Rúben Amorim. Os números, porém, confirmam a afirmação do treinador dos verde e brancos.

Em 2020/2021, quando chegou oriundo do Famalicão, Pedro Gonçalves terminou a época com 23 golos marcados mas apenas três assistências, em todas as competições, tendo feito um total de 37 jogos. O Sporting, nesse ano, cumpriu 42 partidas oficiais, marcando 82 golos. Feitas as contas, Pote esteve em 26 golos e, por isso, com participação direta em 31,7% do total de golos marcados pelo Sporting.

Na temporada passada, em 2021/2022, o leão elevou a fasquia, terminando com um total de 109 golos marcados ao cabo de 53 jogos oficiais. Com participação em 41 deles, Pedro Gonçalves fez 15 golos e 11 assistências, ou seja, participou em 26 dos 109 golos. Voltando à percentagem, o médio internacional português teve participação direta em 23,8% dos golos dos leões.

Já esta época, Pedro Gonçalves tem então experimentado a novidade de jogar em duas posições distintas, muitas vezes a meio-campo, o que raramente sucedeu nos dois anos anteriores. De resto, foram já 18 as vezes em que jogou como médio, e 24 como extremo, nos 42 jogos oficiais que leva em 2022/2023. O Sporting leva apenas mais duas partidas, ou seja, 44, com 92 golos marcados. E Pote participou em 29 deles, com 18 golos e 11 assistências. Mantendo a proporção de juntarmos todos os jogos, mesmo aqueles em que o médio não participou, Pedro Gonçalves vai já com 31,5% de participação direta nos golos do Sporting, sendo que se tirarmos os jogos em que não participou, então essa percentagem sobe aos 35,3 por cento.

Pedro Gonçalves é agora o rei das assistências na Liga
Pedro Gonçalves é agora o rei das assistências na LigaOpta by Stats Perform

O golo marcado ao Casa Pia, no domingo, permitiu a Pedro Gonçalves chegar aos 13 golos no campeonato e subir ao quarto lugar da lista dos melhores marcadores, em igualdade com Fran Navarro. O médio está agora a quatro golos da dupla do Benfica, Gonçalo Ramos e João Mário, que não marcaram esta jornada.

Melhores marcadores do campeonato
Melhores marcadores do campeonatoOpta by Stats Perform

Feitas as contas, Pedro Gonçalves leva, nestas três temporadas de leão ao peito, 120 jogos oficiais, 56 golos marcados e 31 assistências. Notável.