O melhor Pedro Gonçalves de sempre
"Entre golos e assistências, o Pote esta a fazer a melhor época dele, embora não pareça. E muitas vezes a jogar a médio. Assiste mais. Mesmo como médio, ele aparece muitas vezes junto à área. Até o Morita. Claro que o Pote prefere jogar mais à frente, mas temos de fazer escolhas. O Morita saiu com queixas do último jogo. Faço uma avaliação mais global: está com mais influência do que nos anos anteriores, mas marca menos golos e chama menos a atenção. Não queríamos que o Morita se lesionasse", afirmou Rúben Amorim no final do jogo com o Casa Pia.
Ora estando Pedro Gonçalves com menos golos do que na temporada de estreia, em que terminou como melhor marcador do campeonato, e estando o Sporting em quarto lugar no campeonato, quando nesse ano estava e terminou em primeiro, causou alguma estranheza a análise de Rúben Amorim. Os números, porém, confirmam a afirmação do treinador dos verde e brancos.
Em 2020/2021, quando chegou oriundo do Famalicão, Pedro Gonçalves terminou a época com 23 golos marcados mas apenas três assistências, em todas as competições, tendo feito um total de 37 jogos. O Sporting, nesse ano, cumpriu 42 partidas oficiais, marcando 82 golos. Feitas as contas, Pote esteve em 26 golos e, por isso, com participação direta em 31,7% do total de golos marcados pelo Sporting.
Na temporada passada, em 2021/2022, o leão elevou a fasquia, terminando com um total de 109 golos marcados ao cabo de 53 jogos oficiais. Com participação em 41 deles, Pedro Gonçalves fez 15 golos e 11 assistências, ou seja, participou em 26 dos 109 golos. Voltando à percentagem, o médio internacional português teve participação direta em 23,8% dos golos dos leões.
Já esta época, Pedro Gonçalves tem então experimentado a novidade de jogar em duas posições distintas, muitas vezes a meio-campo, o que raramente sucedeu nos dois anos anteriores. De resto, foram já 18 as vezes em que jogou como médio, e 24 como extremo, nos 42 jogos oficiais que leva em 2022/2023. O Sporting leva apenas mais duas partidas, ou seja, 44, com 92 golos marcados. E Pote participou em 29 deles, com 18 golos e 11 assistências. Mantendo a proporção de juntarmos todos os jogos, mesmo aqueles em que o médio não participou, Pedro Gonçalves vai já com 31,5% de participação direta nos golos do Sporting, sendo que se tirarmos os jogos em que não participou, então essa percentagem sobe aos 35,3 por cento.
O golo marcado ao Casa Pia, no domingo, permitiu a Pedro Gonçalves chegar aos 13 golos no campeonato e subir ao quarto lugar da lista dos melhores marcadores, em igualdade com Fran Navarro. O médio está agora a quatro golos da dupla do Benfica, Gonçalo Ramos e João Mário, que não marcaram esta jornada.
Feitas as contas, Pedro Gonçalves leva, nestas três temporadas de leão ao peito, 120 jogos oficiais, 56 golos marcados e 31 assistências. Notável.