O onze ideal do clássico segundo o valor de mercado
Guarda-redes
Aqui a escolha parece bastante óbvia. Apesar da inegável qualidade e evolução de Vlachodimos desde que assumiu a baliza do Benfica, onde cumpre já a quinta temporada, Diogo Costa é mais novo e dono da baliza da Seleção Nacional. Olhando aos números do Transfermarkt, Vlachodimos vale 16 milhões de euros, enquanto Diogo Costa já vai nos 45 milhões.
Lateral-direito
Primeiro ponto de discussão aberto para o onze ideal deste clássico. Do lado do Benfica, a escolha tem recaído em Alexander Bah, lateral-direito internacional dinamarquês de 25 anos, a cumprir a primeira época na Luz, e que acabou por ganhar o lugar a Gilberto. O lateral brasileiro vale atualmente seis milhões de euros, enquanto o defesa dinamarquês tem um valor de mercado ligeiramente superior, nos oito milhões. A verdade é que o lateral-direito mais valioso do clássico está a norte, no FC Porto: João Mário, internacional sub-21 português, tem o dobro do valor de mercado de Alexander Bah, 16 milhões.
Defesas-centrais
Aqui surge a primeira controvérsia no que diz respeito à diferença entre desempenho e valor de mercado. É que David Carmo, por quem o FC Porto pagou mais de 20 milhões de euros ao SC Braga, apesar de continuar a desvalorizar no Dragão, face ao facto de não ser utilizado na equipa principal, continua, ainda assim, a ser o central com maior valor de mercado dos azuis e brancos. David Carmo vale agora 16 milhões de euros - ainda no final do ano passado valia 20 milhões - enquanto Pepe, face aos seus 40 anos, vale apenas um milhão, Marcano apenas 500 mil euros e Fábio Cardoso, agora, já vai nos quatro milhões.
Do lado do Benfica, à imagem de Pepe, também Otamendi, com 35 anos, já só está avaliado em 3 milhões de euros, sendo que o segundo central com maior valor de mercado dos encarnados é Morato, nos 15 milhões. O líder, claro está, é António Silva, que já vale 25 milhões de euros.
Siga aqui as incidências do clássico
Lateral-esquerdo
Apesar de estar em final de contrato com o Benfica e, assim, com um valor de mercado condicionado à situação contratual, Grimaldo é o rei do corredor esquerdo neste clássico. O defesa espanhol do Benfica vale 25 milhões de euros, muito acima da concorrência interna (Ristic vale 3,5 milhões) e externa, ou seja, do lado do adversário: Wendell vale 5 milhões de euros, Zaidu já vai no dobro, 10 milhões.
Médio defensivo
Neste onze ideal de Benfica e FC Porto, o Flashscore optou por escalar um médio defensivo e dois médios mais ofensivos, por forma a fazer distinção entre características claras em ambos os plantéis. E, desta forma, como número 6, é Florentino Luís, do Benfica, o atleta com maior valorização, atualmente avaliado em 20 milhões de euros, mais quatro milhões que Aursnes. Do lado do FC Porto, Mateus Uribe, face ao facto de estar a acabar contrato, vale apenas metade de Florentino (10 milhões), o mesmo que Eustaquio, enquanto Grujic surge um milhão abaixo, nos nove milhões de euros.
Médios ofensivos
Não parece haver, ao contrário do que inicialmente possa parecer, muita discussão para eleger os dois médios ofensivos deste clássico: João Mário, do lado do Benfica, e Otávio, do lado do FC Porto, mesmo sem olhar para os números. A verdade é que o valor de mercado também nos dá essa distinção, com João Mário a valer agora 14 milhões de euros, acima dos seis milhões de Chiquinho, enquanto do lado azul e branco Otávio é o líder incontestado, com 30 milhões de euros de valor de mercado - André Franco vale 3,5 milhões, Bruno Costa 2 milhões e Bernardo Folha um milhão.
Extremos
Os extremos, neste clássico, tocam-se no que ao valor de mercado diz respeito. É que David Neres e Pepê, dois brasileiros, têm exatamente os mesmos 22 milhões de euros de avaliação, surgindo assim como os eleitos para ocupar as faixas direita e esquerda neste onze inicial. Claro que aqui também João Mário poderia ser opção, e até Rafa, utilizado por Roger Schmidt sempre na faixa central, poderia ser uma adaptação. Optámos, porém, por filtrar apenas os jogadores nas suas posições de origem, com Pepê e David Neres a vencer a concorrência de Galeno (20 milhões) Gabriel Veron (12 milhões), Schjelderup (9 milhões) e Draxler (8 milhões).
Avançado
Neste caso, só há lugar para um. E esse é, a par de João Mário, o melhor marcador do campeonato. Gonçalo Ramos é o avançado com maior valor de mercado do clássico, atualmente com 40 milhões de euros. O segundo avançado com maior valor seria Gonçalo Guedes, que vale 28 milhões de euros, mais do que os 23 milhões de Rafa. Quanto ao ataque azul e branco, Evanilson (22) vale mais dois milhões que Taremi (20), sendo que Toni Martínez está nos sete milhões e Danny Namaso nos três.