Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O passeio dos alegres: Sporting vence Santa Clara (3-0)

Atualizado
Sporting venceu Santa Clara na 26.ª jornada
Sporting venceu Santa Clara na 26.ª jornadaOpta by Stats Perform/AFP
O Sporting venceu este sábado o lanterna-vermelha do campeonato, o Santa Clara, por 3-0, num jogo de sentido único na 26.ª jornada do campeonato. Paulinho, aos 14 minutos, Trincão, aos 22', e Marcus Edwards, aos 52', fizeram os golos da quinta vitória consecutiva dos leões na Liga, a quarta sem sofrer golos. O Santa Clara, esse, sofreu a sétima derrota consecutiva e é cada vez mais último classificado do campeonato.

Mais de duas semanas depois do sonho em Inglaterra, eliminando o líder da Premier League, o Arsenal, da Liga Europa, eis o leão de novo em atividade.

Recorde as incidências da partida

Poupas tu, revoluciono eu

Rúben Amorim havia admitido, na véspera, alguma poupança e... cumpriu. O capitão, Coates, nem no banco esteve, Diomande foi chamado ao onze, com Matheus Reis adaptado a central e St. Juste, também ele, a descansar num banco de suplentes onde o jovem Afonso Moreira, bem como Sotiris, foram notas de destaque. Na ala direita, sem Esgaio, foi Arthur Gomes a avançar, com Ugarte, recuperado do problema no polegar, sofrido ao serviço do Uruguai, na equipa e Morita no banco: Pedro Gonçalves, uma vez mais, lançado a meio-campo.

Já do lado do Santa Clara, Accioly não se ficou atrás: cinco mudanças em relação ao onze que perdeu (0-2) com o Rio Ave, com Calila, Ítalo, MT, Rildo e Walter González preteridos, entrando Sagna, Bobsin, Bruno Almeida, Gabriel Silva e Tagawa.

Onzes iniciais de Sporting e <mark>Santa</mark> Clara
Onzes iniciais de Sporting e <mark>Santa</mark> ClaraFlashscore

50% de eficácia, 100% de controlo

O Sporting arrancou com controlo total do jogo, o Santa Clara remetido a missões defensivas e, à primeira oportunidade, o leão... mostrou os dentes: 14 minutos, livre direto batido por Pedro Gonçalves e Paulinho, nas alturas, a saltar mais algo que a concorrência para cabecear para o 1-0.

Aos 17' o Santa Clara espreitou uma reação, num erro de Gonçalo Inácio bem corrigido por Arthur, com corte crucial a impedir a bola de chegar a Allano.

Oito minutos depois do 1-0, mau passe de Bruno Almeida transição do Santa Clara, recuperação de Marcos Edwards e passe a desmarcar Trincão que, na cara de Gabriel Batista, rematou cruzado para o 2-0, aos 22 minutos.

Aos 27 minutos foi Marcus Edwards a ficar perto do 3-0, após um grande passe de Pedro Gonçalves. O inglês tentou picar a bola sobre Gabriel Batista mas, pressionado, não conseguiu direcionar a tentativa. 

Aos 33 minutos, nova bola parada de Pedro Gonçalves, nova ocasião de golo soberana para o Sporting marcar, com Gonçalo Inácio a surgir sozinho na área para cabecear à barra da baliza açoriana.

42 minutos, uma vez mais o leão a ameaçar, desta vez com um cruzamento perfeito de Nuno Santos, a deixar Paulinho com a baliza à mercê: o remate do avançado, porém, já em esforço, saiu por cima da baliza do Santa Clara.

Em cima dos 45 minutos, uma vez mais Paulinho , novamente de pé direito, agora num desvio, de primeira, após passe longo de Gonçalo Inácio, com a bola a sair ao lado.

Supremacia leonina na primeira parte
Supremacia leonina na primeira parteOpta by Stats Perform

Novo erro, jogo "fechado"

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou St. Juste no lugar de Gonçalo Inácio, com Diomande a derivar para o meio do trio de centrais, enquanto Accioly tirou Bobsin e colocou em campo Bruno Jordão.

Aos 50' o médio emprestado aos açorianos pelo Wolverhampton esboçou uma reação açoriana, com um remate bloqueado por Diomande, mas foi novamente sol de pouca dura.

Aos 52 minutos, depois de ter optado pelo lance individual quando podia ter servido Paulinho, Marcos Edwards fez o 3-0: novo erro defensivo do Santa Clara, desta feita num passe disparatado do capitão Sagna, e Paulinho a servir de bandeja Edwards que, de pé direito, rematou para novo golo leonino.

Em cima da hora de jogo foi St. Juste, em iniciativa individual, a pisar zonas ofensivas e a servir Trincão, com o remate do extremo a ser defendido por Gabriel Batista.

Aos 62 minutos, eis o primeiro remate enquadrado do Santa Clara: perda de bola de Ugarte e Bruno Almeida a atirar fraco, à figura de Adán.

Seja bem-vindo, Luís Neto

Com a vitória assegurada, aos 68 minutos houve tempo para tripla substituição no Sporting, tal como no Santa Clara. Bruno Almeida, Allano e Tagawa saíram, entrando MT, Costinha e Matheus Babi.

Já do lado do Sporting, um dos aplausos da noite para Luís Neto, central que regressou à competição, com Adán desde logo a ceder-lhe a braçadeira - não jogava desde 10 de setembro do ano passado, na goleada (4-0) ao Portimonense. Além do experiente defesa, também Tanlongo e Morita entraram, saindo Matheus Reis, Ugarte e Pedro Gonçalves.

Aos 74 minutos, tempo para Amorim esgotar as alterações, em pleno esquema de gestão, tirando Marcus Edwards para lançar Rochinha.

Aos 82 minutos, servido por Paulinho, Arthur Gomes rematou para grande defesa de Gabriel Batista, mas o lance seria anulado por fora de jogo.

Posição média do Sporting em campo
Posição média do Sporting em campoOpta by Stats Perform

No último minuto da partida, o segundo de descontos dados pelo árbitro, eis que o Santa Clara criou duas ocasiões de golo seguidas: MT fez um primeiro remate para grande defesa de Adán e, na recarga, Andrezinho atirou ao poste.

Quinta vitória consecutiva do Sporting para o campeonato, a quarta seguida sem sofrer golos, e a perseguição aos lugares do pódio em pleno andamento - 53 pontos, a três do SC Braga, que joga este domingo. A paragem não prejudicou o leão mas, convenhamos, o adversário não serviu de amostra ao poderio verde e branco. Missão difícil, muito difícil para Accioly, com o Santa Clara afundado cada vez mais no último lugar da classificação.

Homem do jogo Flashscore: Paulinho (Sporting)

Destaques e estatística final do jogo
Destaques e estatística final do jogoOpta by Stats Perform