Oficial: Eduardo Quaresma renova até 2028 com o Sporting
Eduardo Quaresma foi uma das grandes surpresas da temporada do Sporting. Depois de dois períodos de empréstimo a Tondela e Hoffenheim, o defesa regressou a Alvalade sem grandes perspetivas de continuidade, mas a época 2024/25 acabou por ser de revelação para o defesa-central de apenas 22 anos.
Lançado de forma surpreendente no Clássico de Alvalade frente ao FC Porto, o defesa internacional sub-21 português acabou por recuperar o espaço que tinha chegado a ter quando Rúben Amorim chegou ao Sporting e foi opção regular a partir desse momento.
O próprio técnico chegou a elogiar o jogador, mas também a lançar-lhe o desafio para o que restava da época: "O que me preocupa no Eduardo Quaresma não é ele fazer um bom jogo, mas sim fazer dois ou três… Ele tem de dar o passo seguinte e manter esta capacidade de jogo", referiu, em declarações à Sport TV, no final dessa partida.
Desde esse momento, Eduardo Quaresma participou num total de 29 jogos, 15 deles como titular, e foi opção regular saíndo do banco. A poucos dias da final da Taça de Portugal, precisamente contra o FC Porto, o jogador prolongou o vínculo com os leões, que terminava no final da próxima época.
"Sinto-me muito contente por ter renovado contrato. Já disse isto várias vezes, mas este clube é uma segunda casa para mim. É aqui que me sinto feliz e esta renovação foi muito importante, espero continuar cá muitos mais anos”, disse, em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.
Apesar das dificuldades enquanto esteve cedido, o defesa assume que essas temporadas acabaram por ser decisivas no seu crescimento.
"Os empréstimos fizeram-me muito bem, ajudaram-me a crescer. Precisava de ganhar alguns atributos que me faltavam e foram dois clubes muito importantes no meu crescimento. Fizeram-me chegar aqui, onde estou hoje", explicou.