Oficial: Ricardo Mangas é reforço do Spartak Moscovo
"A próxima etapa da carreira profissional de Ricardo Mangas será no futebol russo, ao serviço do Spartak Moscovo. Vencedor de 10 Ligas, quatro Taças e uma Supertaça na Rússia, o clube moscovita encetou negociações com a SAD do Vitória Sport Clube e chegou a acordo para a transferência definitiva do atleta por dois milhões de euros, mais 500 mil euros em bónus. A sociedade desportiva do Vitória terá ainda direito a 15% "sell on fee" (participação) numa futura transação. Esta será a segunda experiência do lateral-esquerdo de 26 anos no estrangeiro, depois de ter atuado no futebol francês em 2021/22, com a camisola do Bordéus, por empréstimo do Boavista", assinalaram os vitorianos no seu site oficial, recordando os passos do jogador ao serviço do clube e com o desejo de boa sorte para o futuro.
"A mudança de Ricardo Mangas para o Vitória SC verificou-se em 2023 e foi uma aposta claramente ganha, apesar de uma lesão delicada, sofrida ainda na pré-época, ter protelado a estreia. Superado o problema físico, arrancou em força e embalou para 38 jogos disputados com o emblema do Conquistador (entre a época passada e a atual), acumulando cinco golos e oito assistências, um dos melhores registos pessoais em Portugal. Com formação cumprida no Nazarenos, Marítimo Olhanense, Ferreiras, CB Portimão, Benfica e Tondela, estreou-se como sénior no Mirandela (2017/2018), então sob o comando do técnico Rui Borges (atual treinador do Vitória SC), representando depois o CD Aves e o Boavista. Grata pelo empenho, dedicação e serviços prestados, a sociedade desportiva do Vitória SC deseja os maiores sucessos a Ricardo Mangas", acrescenta o emblema minhoto.
Poucos momentos depois, o Spartak apresentou oficialmente Ricardo Mangas, com a ajuda da Playstation.
Ricardo Mangas estava a ser um dos destaques do Vitória SC neste arranque de época, com quatro golos e duas assistências em dez jogos realizados. No clube desde a temporada passada, o ala português representou ainda Bordéus, Boavista, Aves e Mirandela, após terminar a formação no Benfica.