Oficial: Vítor Bruno assume comando técnico do FC Porto
André Villas-Boas resolveu um dos principais dossiês dos seus primeiros dias enquanto novo presidente do FC Porto. O líder do emblema azul e branco apresentou o primeiro treinador do seu reinado no Dragão.
Vítor Bruno, que acompanhou Sérgio Conceição em vários projetos na última década, é o homem escolhido para assumir o comando técnico dos dragões de forma imediata, com contrato válido até junho de 2026.
Aos 41 anos, o ex-adjunto de Conceição vai ter, assim, a primeira experiência como técnico principal, depois de vários anos de ligação ao técnico que agora sucede.
Natural de Coimbra, Vítor Bruno estreou-se na via técnica em 2009, na altura como adjunto do pai Vítor Manuel, então ao serviço dos angolanos do 1.º de Agosto. Mais tarde, seguiram-se passagens pela Naval e Leixões, como auxiliar de Augusto Inácio, até que, em 2011, iniciou a colaboração com Sérgio Conceição, que permaneceu até ao final da presente temporada.
Recorde-se que a possibilidade de Vítor Bruno suceder a Conceição no FC Porto ficou marcada por alguma polémica, com outros elementos da equipa técnica cessante dos azuis e brancos a acusarem o agora novo treinador de "traição" ao técnico mais titulado da história do clube portista.
O comunicado do FC Porto
"Vítor Bruno é o novo treinador do FC Porto. O técnico de 41 anos rubricou um contrato válido até 2026 com o clube que representa desde 2017.
Natural de Coimbra, o novo homem do leme da equipa principal chegou à Invicta para acompanhar Sérgio Conceição enquanto treinador adjunto e foi nesse cargo que ajudou o clube a conquistar três campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga nos últimos sete anos.
Vítor Bruno assumiu a liderança do banco de suplentes em 17 ocasiões. Somou 15 vitórias - entre as quais se destaca o triunfo por 3-0 frente ao Benfica no Estádio do Dragão, que valeu a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal de 2021/2022 - e dois empates.
No currículo, o treinador conta ainda com passagens pelo Primeiro de Agosto (Angola), pela Naval, pelo Leixões, pelo Olhanense, pela Académica, pelo SC Braga, pelo Vitória de Guimarães e pelo Nantes (França)".