Oficial: Zeki Amdouni emprestado com opção de compra ao Benfica
Roger Schmidt já tinha deixado praticamente a certeza sobre a contratação de Zeki Amdouni, que aterrou na quarta-feira em Lisboa e foi oficializado um dia depois.
O jogador suíço, de 23 anos, foi emprestado pelo Burnley, do Championship, até ao final da temporada, com o emblema encarnado a pagar quatro milhões de euros pela cedência.
Contratado na época passada pelos Clarets, que na altura jogavam na Premier League, por mais de 18 milhões de euros, após uma excelente temporada no Basileia, da Suíça, Amdouni acabou por não conseguir fazer a diferença no emblema inglês.
Na temporada passada, fez 37 jogos e apontou seis golos pelo Burnley. Além disso, esteve no Euro-2024, ao serviço da Suíça, onde participou em quatro partidas.
O avançado helvético começou a carreira no Étoile-Carouge, passou pelo Stade Lausanne-Ouchye e pelo Lausanne, mas foi no Basileia que se destacou, em 2022/23, com 52 jogos e 22 golos, 12 dos quais na Liga suíça e sete na Liga Conferência, competição em que dividiu o estatuto de melhor marcador com Arthur Cabral, atual jogador do Benfica e que, à data, atuava na Fiorentina.
Zeki Amdouni é o quinto reforço assegurado pelo Benfica para a temporada 2024/25, depois do lateral esquerdo Jan-Niklas Beste, dos médios Leandro Barreiro e Renato Sanches, e do avançado Vangelis Pavlidis.
É apenas o terceiro jogador suíço da história dos encarnados, sucedendo ao também avançado Haris Seferovic e ao lateral Loris Benito.