Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Onze da 1.ª jornada para o Flashscore: Um Pote de ouro no meio de dragões e leões

Pedro Gonçalves e Gyökeres em destaque no triunfo do Sporting
Pedro Gonçalves e Gyökeres em destaque no triunfo do SportingLUSA/Flashscore
O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 1.ª ronda do campeonato, com destaque para a exibição de Pedro Gonçalves na receção do Sporting ao Rio Ave.
O onze ideal da 1.ª jornada
O onze ideal da 1.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes: 

João Gonçalves (Boavista) - 7.4

Após a temporada em que agarrou em definitivo um lugar cativo na baliza do Boavista, o guarda-redes João Gonçalves apareceu em 2024/25 com vontade de mostrar que o bom desempenho em 2023/24 não foi obra do acaso.

Na estreia da Pantera na nova edição do campeonato, frente ao Casa Pia (0-1), o guardião mostrou-se fundamental para o conjunto de Cristiano Bacci segurar a vantagem pela margem mínima até ao apito final, com destaque para duas defesas soberbas em cima do minuto 90.

Os principais números de João Gonçalves na 1.ª jornada da Liga 2024/25
Os principais números de João Gonçalves na 1.ª jornada da Liga 2024/25Boavista/Opta by Stats Perform

Defesas:

Rivaldo (Farense) - 7.9

Depois de uma temporada e meia na equipa sub-23 do Farense e outra emprestado ao Oliveira do Hospital, da Liga 3, Rivaldo Morais apareceu como titular no primeiro encontro dos leões de Faro na Liga 2024/25.

Tem nome de craque e parece disposto em ser uma das revelações da nova época. É verdade que o Farense saiu derrotado na receção ao Moreirense (1-2), mas o lateral destacou-se claramente pela amplitude que conseguiu dar ao corredor direito e ainda pela assistência no golo de Álex Bermejo.

Maracás (Moreirense) - 8

A dupla Marcelo-Maracás deu que falar no Moreirense de Rui Borges na temporada passada e a continuidade para a nova época foi um importante reforço para César Peixoto.

Além da importante disponibilidade no capítulo defensivo, Maracás contribuiu com um golo para a vitória do conjunto de Moreira de Cónegos na visita a Faro (1-2).

Diomande (Sporting) - 8

O central costa-marfinense foi a única alteração promovida por Rúben Amorim em relação ao onze apresentado na Supertaça. Diomande ocupou a vaga de Debast para o duelo frente ao Rio Ave (3-1) e deu bem conta do recado. O central esteve muito forte na marcação individual e na recuperação, sendo um elemento muito importante no esquema do treinador leonino.

Os principais números de Diomande
Os principais números de DiomandeSporting/Opta by Stats Perform

Galeno (FC Porto) - 8.1

No meio de um mercado que o tem colocado na órbita da Juventus, Galeno vai dando mostras de que está de corpo e alma ao serviço do FC Porto. Depois de ter sido destaque na Supertaça, o ala brasileiro voltou a fazer furor, desta feita na vitória caseira dos dragões na receção ao Gil Vicente (3-0).

Apareceu como lateral esquerdo, mas sabemos que o seu raio de ação leva-o a fazer a ala toda com uma qualidade bastante positiva.

O raio de ação de Galeno
O raio de ação de GalenoFC Porto/Opta by Stats Perform

Médios:

Reisinho (Boavista) - 7.9

Miguel Reisinho terminou a época passada a salvar o Boavista, tendo sido dele aquele golo épico na receção ao Vizela, aos 90+10 minutos, em que mostrou a frieza necessária na marca dos onze metros.

Pois bem, o camisola 10 continua de mira bem afinada em 2024/25 e foi dele o tiro certeiro que culminou com o triunfo dos axadrezados na visita ao Casa Pia (0-1).

Iván Jaime (FC Porto) - 8.1

O médio espanhol ganhou uma nova vida com a entrada de Vítor Bruno para o comando técnico dos dragões. Depois do golo importante na Supertaça, o camisola 17 voltou a fazer o gosto ao pé na vitória dos dragões na receção ao Gil Vicente (3-0). Ou seja, foram precisos apenas dois jogos oficiais para marcar mais golos em 2024/25 do que em toda a temporada passada, já ao serviço do emblema portuense.

Avançados:

Safira (Santa Clara) - 8.1

O avançado brasileiro não encontrou o espaço que desejava no Vitória SC e viajou até aos Açores a meio da temporada passada para ser uma peça essencial na caminhada dos açorianos até à subida de divisão.

Safira acompanhou o Santa Clara até à Liga e no primeiro jogo anotou um golo e deu ainda uma assistência para outro no embate em casa do Estoril (1-4). Era difícil pedir mais.

Um golo e uma assistência para Safira na 1.ª jornada da Liga 2024/25
Um golo e uma assistência para Safira na 1.ª jornada da Liga 2024/25CD Santa Clara/Opta by Stats Perform

Nélson Oliveira (Vitória SC) - 8

O internacional português conquistou um lugar de destaque em Guimarães no esquema de Rui Borges e tem respondido com golos. Foi dele o único golo que valeu o triunfo ao emblema vitoriano na deslocação a Arouca (0-1), no encontro que encerrou a primeira jornada do Campeonato.

Gyökeres (Sporting) - 8.2

Considerado de forma unânime o melhor jogador da última edição do campeonato nacional, o avançado sueco continua em boa forma para a nova época. O camisola 9 dos leões trabalhou muito para ajudar a equipa de Rúben Amorim no capítulo ofensivo e contribuiu com um golo e uma assistência para a vitória na receção ao Rio Ave (3-1).

Melhor jogador da 1.ª jornada: Pedro Gonçalves (Sporting) - 9.1

Pedro Gonçalves precisou apenas de 65 minutos em campo para ser o melhor jogador do encontro entre Sporting e Rio Ave (3-1), numa prestação que o conduziu ainda até à distinção de melhor jogador da 1.ª jornada para o Flashscore.

Além dos dois golos que marcou, que já seriam suficientes para este amplo destaque, o camisola 8 ainda foi dos que mais rematou (5) na equipa verde e branca e um dos que fez mais passes decisivos (4), apenas superado nesse capítulo pelo jovem Quenda (9).

O mapa de calor de Pedro Gonçalves
O mapa de calor de Pedro GonçalvesAFP/Opta by Stats Perform