Onze da 13.ª jornada para o Flashscore: O futuro é de Rodrigo Gomes
Guarda-redes:
Ricardo Velho (Farense) - 9,7
O Farense tem mérito na forma como conseguiu segurar o empate no Estádio da Luz, frente ao Benfica, mas grande parte desse mérito tem de ser atribuído a Ricardo Velho. O guarda-redes tem sido uma das revelações da temporada e voltou a mostrar-se a um nível altíssimo, com 13 defesas que quase o levaram à nota máxima.
Defesas:
Fredrik Aursnes (Benfica) - 9,1
O polivalente norueguês está cada vez mais habituado a ocupar a posição de lateral direito na equipa de Roger Schmidt e voltou a ser determinante para o bom funcionamento daquele flanco, especialmente se o compararmos à pouca apetência ofensiva de Morato, que atua no lado oposto. Aursnes fez todo o corredor e ajudou o Benfica a criar várias situações de perigo para a baliza de Ricardo Velho.
Nicolás Otamendi (Benfica) - 8,5
Mesmo num jogo em que o Benfica acaba por sofrer e não consegue vencer o adversário, Otamendi voltou a ser o patrão da defensiva benfiquista com uma exibição sólida em termos defensivos e perigosa no ataque, com um remate ao poste aos 30 minutos da partida.
Serdar Saatci (SC Braga) - 8,3
O internacional sub-21 turco afirmou-se em definitivo na equipa de Artur Jorge e isso tem sido evidente na forma como os arsenalistas reduziram o número de golos sofridos. Titular pela segunda jornada consecutiva, o jovem de 20 anos voltou a aproveitar a oportunidade. Nota de destaque para a forma como continua a procurar o passe progressivo.
Gonçalo Inácio (Sporting) 8,4
O esquerdino não teve um jogo perfeito em Guimarães, até porque a sua equipa sofreu três golos e foi derrotada, mas além do golo inaugural voltou a ser um acrescento em termos ofensivos, o que explica por que razão continua a liderar a lista de passes bem sucedidos da Liga Portugal, com quase 1.000 na conta pessoal (943).
Médios:
Stephen Eustaquio (FC Porto) - 9,2
O trabalho de Eustaquio na equipa portista é muitas vezes invisível, mas no jogo com o Casa Pia o luso-canadiano conseguiu mostrar-se, mesmo nos aspetos menos evidentes. Além das duas assistências na vitória do FC Porto sobre os gansos (3-1), destacou-se no passe e na forma como foi ao duelo com os médios adversários.
Rodrigo Zalazar (SC Braga) 8,3
Artur Jorge deve receber os louros pela forma como tem gerido a entrada da Zalazar no onze. O uruguaio começou por ser titular, mas mostrou ainda não estar pronto para tal responsabilidade. Regressou aos poucos e agora parece estar no ponto, revelando-se essencial no capítulo do último passe, que muitas vezes faltava em Braga. É o elemento que liga todo o poder ofensivo existente na Pedreira.
Avançados:
Di María (Benfica) - 8,7
O rendimento de Ángel Di María tem sido algo questionado nas últimas semanas, mas uma coisa é certa: não foi pelo argentino que o Benfica não venceu o Farense. Da direita para o centro, o internacional albiceleste criou inúmeras oportunidades, mas não teve a companhia necessária no ataque (Rafa deve umas quantas assistências ao camisola 11).
Simon Banza (SC Braga) - 9,3
"Então e o Banza?" A pergunta dos adeptos do SC Braga sempre que é dado destaque a Gÿokeres tem a sua razão. Aliás, o congolês já apresentou, na Liga Portugal, "13 razões por que" deve ser destacado no campeonato, duas delas em Vizela. É o melhor marcador da Liga, com mais quatro golos apontados do que o avançado sueco.
Emmanuel Boateng (Rio Ave) - 8,5
Depois de uma fase negativa, o Rio Ave tem vindo a crescer nas últimas jornadas e Boateng aproveitou para subir o seu rendimento individual, regressando aos golos na Liga Portugal na jornada 10 e voltando a picar o ponto frente ao Arouca, esta ronda, depois de também ter assistido para o golo de Aderllan Santos.
Melhor jogador da 13.ª jornada: Rodrigo Gomes (Estoril) - 9,7
É, muito provavelmente, a grande confirmação da Liga Portugal esta temporada. Depois de uma boa época com Carlos Carvalhal em Braga, perdeu espaço com Artur Jorge e acabou por ser cedido ao Estoril, onde é utilizado como ala pelo lado direito. Propensão ofensiva ao mais alto nível e de qualidade comprovada com dois golos e... duas assistências na goleada frente ao GD Chaves! Praticamente perfeito.