Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Onze da 18.ª jornada para o Flashscore: Um luxo chamado Alan Varela

Hugo Filipe Martins
Alan Varela foi o melhor da primeira jornada da segunda volta
Alan Varela foi o melhor da primeira jornada da segunda voltaLUSA/Flashscore
Desde o final da época passada, o Flashscore passou a atribuir notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 18.ª ronda do campeonato português, com Alan Varela, médio do FC Porto, em grande destaque.
O melhor onze da 18.ª jornada
O melhor onze da 18.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Jhonatan (Rio Ave) - 9.0

Quando um guarda-redes defende um penálti, a recarga e salva um ponto para a sua equipa, dificilmente não será o homem do jogo e um dos destaques da jornada. Jhonatan foi fundamental para a equipa de Luís Freire, que voltou aos pontos frente a um rival na luta pela manutenção. Há guarda-redes que valem pontos e Jhonatan valeu um para a sua equipa e menos dois para o Chaves.

Defesas:

João Mário (FC Porto) - 8.4

Os corredores laterais do FC Porto são muitas vezes apontados como uma das fraquezas da equipa de Sérgio Conceição, mas no jogo com o Moreirense a questão foi bem diferente. Pela direita, João Mário teve sempre o modo de ataque ligado e aproveitou as movimentações de Francisco Conceição para fazer a diferença, conseguindo somar ainda uma assistência para o golo do... lateral do lado contrário.

Morato (Benfica) - 8.8

Numa semana marcada pela chegada de um lateral esquerdo ao plantel benfiquista, Morato voltou a mostrar argumentos para que Roger Schmidt mantenha a aposta no central adaptado a lateral. Cada vez mais envolvido no processo ofensivo, dá equilíbrio pela esquerda, mas já se sente mais confortável para subir no terreno, como ilustra a imagem abaixo.

Morato cada vez mais envolvido no ataque do Benfica
Morato cada vez mais envolvido no ataque do BenficaFlashscore

Wendell (FC Porto) - 8.8

Com Zaidu na CAN, Wendell tem vindo a provar a Sérgio Conceição que deve continuar a ser aposta quando o nigeriano regressar. Sem ser exposto a situações apertadas a nível defensivo, o lateral, provavelmente no melhor momento desde que chegou ao Dragão, aproveitou a receção ao Moreirense para bisar e ganhar ainda mais pontos na corrida pelo lado esquerdo da defesa portista.

Médios: 

Di Maria (Benfica) - 9.2

Em linha com as últimas exibições, Angel Di Maria voltou a fazer a diferença na equipa de Roger Schmidt. Num jogo que estava difícil de desbloquear, o argentino esteve em três golos do Benfica, embora o primeiro tenha sido invalidado. Marcou o primeiro, ofereceu o segundo a Marcos Leonardo e manteve o nível de contribuição altíssimo que tem vindo a apresentar neste regresso ao Estádio da Luz, com sete golos e duas assistências na Liga Portugal. Não fosse a exibição de um compatriota e teria sido o melhor da ronda.

Maxime Dominguez (Gil Vicente) - 8.5

Pela primeira vez esta temporada, o Gil Vicente somou a segunda jornada consecutiva sem derrotas. O triunfo em Portimão foi importante na luta pela manutenção e Maxime Dominguez contribuiu para a boa exibição da equipa de Vítor Campelos. Além da assistência para o golo de Murilo, o suíço destacou-se no capítulo do passe (quatro passes decisivos) e dos duelos (nove ganhos).

As estatísticas de Maxime Dominguez
As estatísticas de Maxime DominguezGil Vicente/Opta by Stats Perform

Jota Silva (Vitória SC) - 9.0

A primeira época de Jota Silva em Guimarães foi algo intermitente e o arranque da atual temporada parecia que iria pelo mesmo caminho, até que Álvaro Pacheco entrou e deu total protagonismo ao ex-Casa Pia. O extremo está num grande momento de forma e assumiu o novo papel de forma brilhante, como comprova a exibição com o Estrela da Amadora. Os três golos do Vitória SC passaram pelos pés do jogador de 24 anos, que juntou um golo e duas assistências às estatísticas da atual temporada.

Francisco Trincão (Sporting) - 8.8

Francisco Trincão nem sempre tem conseguido aproveitar as oportunidades quando elas surgem, mas o extremo sportinguista entrou em 2024 com uma mentalidade diferente e tem vindo a colher os frutos. Perante as dificuldades físicas de Edwards, o internacional português teve o espaço que procurava e não só marcou pela segunda jornada consecutiva como ainda fez uma assistência na vitória leonina em Vizela. Uma exibição em cheio e a prova de que Amorim tinha motivos para confiar no esquerdino.

Avançados: 

Paulinho (Sporting) - 8.6

O que escrevemos sobre Francisco Trincão pode, em parte, também ser escrito sobre Paulinho. Titular pela segunda jornada consecutiva, o esquerdino voltou a ser importante numa fase em que o jogo não estava fácil para o Sporting e foi decisivo com um golo e duas assistências no triunfo em Vizela. Com nove golos no campeonato, é já o terceiro melhor marcador da Liga Portugal, com uma média de um golo a cada 83 minutos.

Bruno Duarte (Farense) - 8.6

A boa época do Farense não passa despercebida, mas a verdade é que Bruno Duarte não estava a conseguir contribuir com golos para os números do Farense, atual sétimo classificado da Liga Portugal. Depois de cinco jogos sem contribuição direta para golo, o ponta de lança marcou e assistiu na vitória em Rio Maior, frente ao Casa Pia

Melhor jogador da 18.ª jornada: Alan Varela (FC Porto) - 9.3

O argentino chegou com o estatuto de melhor contratação do FC Porto no mercado de verão, com entrada direta no onze de Conceição, mas faltavam números que o ajudassem a ganhar outro tipo de destaque mediático. Depois de 21 jogos sem marcar ou assistir, fez pela primeira vez o gosto ao pé frente ao Moreirense e ainda somou dois passes para golo. Aos 22 anos, Alan Varela mostra que pode ser um jogador para seguir a linhagem de outros grandes argentinos nos dragões, com Lucho González como fonte de inspiração.

Os números de Alan Varela frente ao Moreirense
Os números de Alan Varela frente ao MoreirenseFC Porto/Opta by Stats Perform

Como são calculadas as notas?