Onze da 20.ª jornada para o Flashscore: Sem leões, Mateus Fernandes afirma-se com direito a golo
Guarda-redes:
Dani Figueira (Estoril) - 8.3
Habitual titular nas últimas temporadas do Estoril, Dani Figueira perdeu o lugar para Marcelo Carné esta época. No entanto, as boas exibições na Taça da Liga e o erro do brasileiro em Vila do Conde abriram espaço para o guardião de 25 anos voltar ao onze para a Liga Portugal, pela sexta vez esta temporada. O guarda-redes evidenciou-se com várias intervenções de grande nível, manteve a baliza a zeros e segurou os três pontos com uma defesa decisiva nos últimos minutos.
Defesas:
O Rio Ave já tinha causado dificuldades ao FC Porto na primeira volta e foi ao Estádio do Dragão arrancar um empate sem golos. Costinha continua a fazer uma época de grande nível na equipa vila-condense, já é o jogador com mais duelos ganhos na Liga Portugal e voltou a apresentar-se a um excelente nível, mesmo numa partida de exigência máxima, que o obrigou a travar confrontos com João Mário, Francisco Conceição e Gonçalo Borges.
Jorge Fernandes (Vitória SC) - 8.0
Depois de duas épocas consecutivas em segundo plano, Jorge Fernandes voltou a ter espaço em Guimarães e tem aproveitado para ser uma das referências defensivas da equipa de Álvaro Pacheco. O defesa de 26 anos somou 12 duelos, seis desarmes e cometeu apenas duas faltas, numa exibição sólida e sem golos sofridos para o Vitória SC.
Mesmo num jogo em que não foi muito testado defensivamente, Otamendi conseguiu evidenciar-se na exibição que levou o Benfica à liderança provisória da Liga Portugal. O capitão encarnado ganhou nas alturas e acabou por assistir João Neves para o 2-0, ainda na primeira parte. Além disso, nota para os 72 passes completados pelo defesa argentino.
Ainda sem a sombra de Zaidu, Wendell está, claramente, a viver o melhor período de dragão ao peito. Num jogo que não foi brilhante para a equipa de Sérgio Conceição, o esquerdino evidenciou-se com bola no momento ofensivo e teve de ser travado em falta quatro vezes. Os sete cruzamentos tentados pediam melhor acerto na zona de finalização.
Médios:
Francisco Conceição (FC Porto) - 8.3
Se o FC Porto saiu do jogo com o Rio Ave com apenas um ponto e sem qualquer golo marcado, não terá sido por culpa de Francisco Conceição. A viver um bom momento de azul e branco, o esquerdino jogou e fez jogar na frente de ataque, tentando visar a baliza de Jhonatan e criando oportunidades para os seus colegas. Tal como aconteceu com Wendell, também o internacional sub-21 português foi vítima de um dia menos certeiro dos finalizadores portistas.
João Neves (Benfica) - 8.0
O jogo coletivo do Benfica atravessa um momento mais positivo, o que faz com que se fale menos de João Neves, mas o internacional português continua a fazer jogos de alto nível. Liderou o ataque benfiquista num jogo em que Kokçu ficou no banco de suplentes e ainda marcou o segundo golo da temporada na sequência de um pontapé de canto.
Di María (Benfica) - 8.0
Jogo após jogo, Di María aparece entre os melhores. O esquerdino voltou a espalhar classe pelo relvado do Estádio da Luz e somou a quarta assistência na Liga Portugal na sequência de um pontapé de canto. Teve também influência no golo de João Neves, que começou exatamente da mesma forma.
Médio ofensivo:
Rodrigo Zalazar (SC Braga) - 8.0
Vença, empata ou perca, não há jogo em que Rodrigo Zalazar não tenha impacto positivo na equipa de Artur Jorge. O uruguaio atravessa um grande momento de forma e voltou a destacar-se frente ao Moreirense, criando a jogada do único golo da partida, que resultou na oitava assistência da época para o médio de 24 anos.
Avançado:
André Silva (Vitória SC) - 8.2
A semana passada foi uma semana agitada para André Silva. O avançado viu o Vitória SC rejeitar uma proposta do Hellas Verona, aceitar e voltar atrás para manter o brasileiro. Não sabemos se André Silva desejava rumar à Serie A, mas o facto é que o esquerdino continua a ser importante em Guimarães e agradeceu o voto de confiança com um golo decisivo em Vizela, que ajudou o Vitória SC a continuar a um ponto do rival SC Braga.
Melhor jogador da 20 .ª jornada: Mateus Fernandes (Estoril Praia) - 8.4
Não restam muitas dúvidas de que Mateus Fernandes vai fazer parte da época 2024/25 do Sporting, mas ainda com muito futebol para jogar em 2023/24 o médio de apenas 19 anos vai encantando no António Coimbra da Mota. Depois de confirmar o potencial nos 16 jogos da Liga Portugal que tinha feito até então, estreou-se a marcar à 17.ª jornada e logo com um golo decisivo na receção ao Estrela da Amadora. Além desse golo, apresentou-se ao nível do costume no meio-campo - capaz nos duelos e com capacidade para fazer a diferença com bola, como atestam os números.