Onze da 9.ª jornada para o Flashscore: João Mendes lidera equipa sem jogadores dos grandes
Guarda-redes:
Marcelo Carné (Estoril Praia) - 8.1
O guarda-redes estorilista esteve em destaque na última jornada, apesar da sua equipa ter somado mais uma derrota na Liga Portugal. O brasileiro somou cinco defesas, todas elas a remates efetuados dentro da área, e ajudou a aguentar a pressão de um Portimonense em crescimento.
Defesas:
Marcelo (Moreirense) - 8.1
Aos 34 anos, o experiente defesa-central continua a mostrar toda a sua qualidade neste regresso ao futebol português. Nesta jornada, a vítima foi o Arouca, que somou mais uma derrota fruto do golo do brasileiro, de cabeça.
Manu (Vitória de Guimarães) - 8.1
Manu Silva afirmou-se esta temporada no onze vitoriano e tem mostrado que é uma aposta certeira no centro da defesa. Na receção ao Desportivo de Chaves, o Vitória de Guimarães goleou por 5-0, com o jovem de 22 anos a apontar o último golo do encontro, o primeiro na temporada.
Pedrão (Portimonense) - 8.1
É certo que Pedrão até tem feito um campeonato discreto ao serviço dos algarvios, mas nesta nona jornada foi decisivo ao dar a vitória à sua equipa, na receção ao Estoril Praia. Para além do golo, o defesa-central colecionou cinco cortes e quatro duelos ganhos.
Médios:
Jota Silva (Vitória de Guimarães) - 8
Chegou ao Minho na temporada passada e depressa conquistou um lugar no onze vimaranense. Esta temporada não tem sido exceção e Jota Silva continua a mostrar que é um dos melhores desequilibradores do campeonato. Na partida com o Desportivo de Chaves, assistiu João Mendes para o primeiro golo e, em cima do intervalo, fez o gosto ao pé.
Handel (Vitória de Guimarães) - 8.4
Tomás Handel é outro dos jovens do Vitória de Guimarães que "chegou" à equipa nos últimos anos e conquistou o seu lugar no onze. Nesta jornada, o jovem médio marcou pela segunda partida consecutiva, fazendo o segundo golo frente aos flavienses com um belíssimo remate de pé esquerdo.
André Horta (SC Braga) - 8.3
Aos 26 anos, André Horta continua a evidenciar-se na equipa de Artur Jorge e, apesar de não ter sido titular em Barcelos, entrou ao intervalo e ajudou os bracarenses a empatarem o desafio - e mais tarde a passarem para a frente -, numa altura em que perdiam por 2-0 e jogavam com um elemento a menos. Estes foram os primeiros golos do médio em 2023/24.
Marco Matias (Farense) - 8
Rio Ave e Farense protagonizaram, em Vila do Conde, um dos grandes jogos desta nona jornada, que terminou com sete golos e a vitória dos algarvios. É certo que Marco Matias não apontou nenhum dos quatro golos da sua equipa, mas foi decisivo ao assistir Belloumi e Bruno Duarte.
Avançados:
Baturina (Gil Vicente) - 8.4
O ponta de lança croata chegou esta temporada ao futebol português com a difícil tarefa de fazer esquecer Fran Navarro. A missão é complicada, mas Baturina aceitou o desafio e faturou pela segunda partida consecutiva, desta feita contra o SC Braga.
Emprestado pelo Athletico Paranaense, Jajá é outro dos jovens que chegou recentemente ao nosso campeonato. É certo que ainda não apontou nenhum golo ao serviço do Casa Pia, mas frente ao Benfica deu muito trabalho à defensiva encarnada, causando muitas dificuldades através das suas arrancadas.
Melhor jogador da 9.ª jornada: João Mendes (Vitória de Guimarães) - 8,8
João Mendes é um dos casos de jogadores que tardaram a chegar à Liga Portugal, mas que o fizeram em boa hora. O médio de 29 anos chegou a Guimarães na presente temporada, depois de duas boas temporadas em... Chaves. Precisamente o adversário que ajudou a superar. Nesta partida, João Mendes inaugurou o marcador e somou ainda duas assistências, números que lhe valeram o melhor registo individual desta jornada. Na temporada, leva cinco golos e duas assistências em 12 partidas.