Os cinco clubes com maior lucro no mercado: Benfica, FC Porto e uma surpresa de França
Benfica
+ 731,24 milhões de euros
Quer aprender a combinar desenvolvimento de jogadores e vendas com bom futebol? Vá a Lisboa. A sede do Benfica dar-lhe-á uma explicação erudita. Até há pouco tempo, o antigo médio Rui Costa era o responsável pelo departamento desportivo, que conseguiu levar a magia dos relvados para o escritório. Agora supervisiona a gestão do clube a partir do cargo de presidente. E é um espetáculo agradável. O clube português teve um lucro superior a 500 milhões de euros desde a época de 2012/13. Ganhou a Liga Portugal cinco vezes, chegou duas vezes à final da Liga Europa e está atualmente nos quartos de final da Liga dos Campeões esta época.
Olhando para os 5 jogadores mais caros durante esse período, dois (João Félix e Rúben Dias) passaram pelo famoso Campus do Benfica. A fábrica de talentos não está a planear parar em breve. Há outros que estão a caminho da glória. Por exemplo, o defesa central António Silva, de 19 anos, juntou-se ao plantel liderado pelo treinador Roger Schmidt, no verão passado. Na altura, o respeitado portal da Transfermarkt avaliava-o em 300.000 euros. Hoje, Silva está valorizado em 25 milhões.
Ajax
+455,55 milhões de euros
Uma história bastante semelhante à do Benfica. O Ajax também ostenta uma academia que cria um jogador interessante atrás do outro e não tem medo de lhes dar uma oportunidade na equipa principal. Ambos os clubes também investem muito dinheiro em scouting fora da Europa. Não admira então que esse investimento regresse ao clube através de vendas. Durante o período em análise, o Ajax, onde ícones como Edwin Van der Sar ou agora o ex-diretor desportivo Marc Overmars deram os primeiros passos e criaram o precedente, alcançou um lucro de 455 milhões de euros.
Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong e Donny van de Beek mudaram-se de Amesterdão para os principais clubes do mundo. Os três estavam no Ajax desde que eram adolescentes. Mas o facto de o scouting na América do Sul também estar a funcionar é evidenciado por dois outros nomes na lista.
O brasileiro Antony chegou no verão de 2020 vindo do São Paulo por 15 milhões de euros. Dois anos mais tarde, o Manchester United comprou-o por 95 milhões. Outro exemplo de scouting inteligente no estrangeiro é Lisandro Martinez - veio dos argentinos Defensa y Justicia por sete milhões e, três anos mais tarde, os Red Devils gastaram mais de 50 milhões para contar com os seus serviços.
FC Porto
+437,98 milhões de euros
E estamos de volta a Portugal. Deve ser mencionado também que o Sporting falhou por pouco a presença na lista dos cinco clubes com maiores lucro. O que é interessante no caso do emblema da cidade Invicta é que ainda não vendeu um jogador por mais de 50 milhões de euros. O primeiro lugar é ocupado pelo defesa central brasileiro Éder Militão, que se mudou para o Real Madrid no verão de 2020. Essa transferência é seguida pelo colombiano Luís Díaz para o Liverpool e o terceiro lugar é partilhado por James Rodriguez (Mónaco) e Eliaquim Mangala (Manchester City).
O FC Porto fez várias transferências no valor de 30-40 milhões de euros durante esse período. Mais recentemente, Vitinha foi vendido ao PSG por esse montante. Foram estas vendas que os catapultaram para os cinco clubes com os maiores lucros. Além disso, ao contrário do Benfica, não embarcam em projectos careiros. O jogador mais caro, David Carmo, chegou do SC Braga no verão passado por 20,3 milhões de euros. Mesmo assim, o FC Porto tem-se mantido competitivo com o Benfica e o Sporting a longo prazo. Ganhou a Liga Portuguesa quatro vezes nos últimos 10 anos e aparece regularmente nas fases primaveris da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.
Lille
+375,14 milhões de euros
Pode ser uma surpresa para alguns, mas o trabalho sistemático do diretor desportivo português Luís Campos - agora no PSG - está a dar frutos. O homem que fez um trabalho fantástico no Mónaco fez também o seu nome no norte de França. Basta olhar para o recorde de vendas no período: Victor Osimhen está a carregar o Nápoles ao título da liga e é agora um avançado que vale 100 milhões, se não mais. Rafael Leão e o guarda-redes Mike Maignan ajudaram o AC Milan a chegar ao título na época passada. Sven Botman está destinado a ser um dos pilares do Newcastle que procura afirmar-se na elite da Premier League, tal como Eden Hazard o fez no Chelsea. Talvez só Nicolas Pepe não tenha conseguido justificar a enorme transferência para o Arsenal.
Mas o Lille tem outros jogadores prontos a enviar para o mundo. Um deles é o avançado canadiano Jonathan David. A equipa francesa gastou uma verba recorde de 27 milhões para o comprar ao Gent, em 2020. Hoje, o seu valor é estimado no dobro. Em suma, é assim que funciona o fator Lille. E, tal como os jogadores estão a desaparecer, também estão as pessoas no comando. O treinador Christophe Galtier, que ganhou o primeiro título do campeonato em 10 anos para os Les Doges, trocou o Nice pelo PSG, onde voltou a encontrar o velho amigo Luís Campos.
RB Salzburgo
+ 359,14 milhões de euros
A agora famosa academia perto da cidade natal de Mozart é uma das melhores do mundo. Sim, uma outra fábrica de talentos europeia que custou uns impressionantes 60 milhões de euros. Mas consegue ver os lucros do clube nos últimos 10 anos? O Salzburgo poderia construir mais cinco iguais e ainda ficava com muito dinheiro. A rede da Red Bull da Europa à África e ao Brasil está a todo o vapor. Educação, scouting, grandes condições de treino e tecnologia super-moderna ajudam a preparar as futuras estrelas mundiais. Sem exageros. Erling Haaland, Sadio Mane, Naby Keita, Dayot Upamecano, Karim Adeyemi e muitos outros adquiriram aqui os conhecimentos necessários. A estratégia do clube de colocar em campo um onze inicial cheio de jovens promessas com um par de jogadores experientes está a dar os seus frutos.
O Salzburgo já tem duas vendas alinhadas este verão, com Benjamin Sesko e Nicolas Seiwald a mudarem-se para o Leipzig por 24 e 20 milhões, respetivamente. Além disso, o clube utiliza a cooperação com o Liefering, da segunda divisão, como um local onde os adolescentes são introduzidos no futebol sénior. Para além de jogadores, a marca RB também envia treinadores para o mundo. Só para citar alguns: Jesse Marsch (Leipzig e Leeds), Marco Rose (Monchengladbach, Dortmund, Leipzig), Adi Hutter (Berna, Frankfurt, Mönchengladbach) e Roger Schmidt (Leverkusen, PSV, Benfica).