Os cinco jogadores a ter em atenção nas equipas que subiram à Liga
Bruno Brígido - Estrela da Amadora
A segunda defesa menos batida da Liga 2 na última temporada contou com o forte contributo de um guarda-redes já com experiência acumulada no segundo escalão do futebol português. Na época de estreia na Reboleira, depois de quatro anos no Feirense, Bruno Brígido foi titular em 32 dos 34 jogos do campeonato, com 33 golos sofridos. Aos 32 anos, renovou contrato com o Estrela da Amadora até 2025 e vai jogar no principal escalão.
Kialonda Gaspar - Estrela da Amadora
E se o Estrela foi a segunda defesa menos batida, tem também muito agradecer a Kialonga Gaspar, central internacional angolano que, em ano de estreia, chegou, viu e venceu em Portugal, contratado pelo Estrela da Amadora ao Sagrada Esperança. Fez 30 jogos na Liga 2, um total de 2592 minutos no campeonato e a atenção imediata de clubes maiores, que levaram o Estrela a renovar o seu contrato até 2026 e a blindá-lo com uma cláusula de rescisão de 7,5 milhões de euros. À Reboleira chegaram ofertas de Espanha e Itália, de três milhões de euros. O Estrela, porém, sabe que o central pode valer muito mais, agora na montra do principal escalão.
Alanzinho - Moreirense
O primeiro representante do campeão Moreirense brilhou na Liga 2 emprestado pelo Palmeiras mas apresenta-se agora, na Liga, como jogador a título definitivo da formação de Moreira de Cónegos. Com apenas 20 anos, o médio fez 30 jogos na Liga 2, impressionou com seis golos marcados e ainda mais com nove assistências. Alanzinho está agora seguro pelo Moreirense, com um contrato válido até 2026, e pronto para elevar ainda mais a fasquia na estreia na Liga Portugal.
Kodisang - Moreirense
O extremo sul-africano de 23 anos terá sido, talvez, o jogador mais importante no plantel de Paulo Alves. Emprestado pelo SC Braga, Kodisang fez 34 jogos na última temporada, marcou 13 golos, a sexta melhor marca da Liga 2, além de três assistências. Foram 2174 minutos pelo campeão da Liga 2, que levaram o Moreirense a avançar para a compra, a título definitivo, de Kodisang. O SC Braga mantém, ainda assim, 50 por cento dos direitos económicos de um extremo que mostrou, em Moreira de Cónegos, estar pronto para brilhar no principal escalão do futebol português.
Rui Costa - Farense
Melhor marcador do Farense, vice-campeão da Liga 2 e segundo melhor ataque do campeonato, depois do campeão Moreirense. Aos 27 anos, Rui Costa relançou no Algarve uma carreira que já teve passagens por Famalicão, pelo FC Porto (na equipa B), Portimonense, Santa Clara e ainda duas experiências em Espanha, no Alcorcón e no Deportivo, antes da aventura no emblema açoriano. Foi no Farense, porém, que Rui Costa confirmou créditos, não só de goleador, com nove golos em 29 jogos, como de avançado de equipa, trabalhando para o coletivo, ao longo dos 29 jogos e 1314 minutos de utilização. Rui Costa está de regresso ao principal escalão, acompanhando o Farense, com renovação por mais uma temporada com os Leões de Faro.