Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paulo Sousa homenageado no Liga Portugal Awards

Paulo Sousa no Liga Portugal Awards
Paulo Sousa no Liga Portugal AwardsLiga Portugal
A gala Liga Portugal Awards distinguiu, esta segunda-feira, o percurso de Paulo Sousa, um dos rostos da Geração de Ouro que fez história no futebol português, em 1989, ao conquistar, em Riade (Arábia Saudita) o Campeonato do Mundo de Sub-20.

Na cerimónia que teve lugar na Alfândega do Porto, o Prémio Hall of Fame foi atribuído ao atual treinador do Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, que hoje foi também oficializado como Embaixador da Liga Portugal.

Aos 53 anos, Paulo Sousa é já uma referência de talento entre os treinadores portugueses, depois de uma carreira extraordinária como futebolista. O médio, natural de Viseu, encantou desde muito cedo, na equipa que conquistou para Portugal o primeiro título mundial, na Seleção Nacional de Sub-20 orientada por Carlos Queiroz.

Formado no Benfica, Paulo Sousa foi um dos melhores médios da que, em Portugal, ficou conhecida como a Geração de Ouro. Com o emblema da Luz, foi campeão nacional, ergueu a Taça de Portugal e a Supertaça. Passou pelo Sporting, antes de iniciar uma carreira internacional de luxo. Na Juventus, venceu a Liga dos Campeões, foi campeão de Itália, ganhou Taça e Supertaça.

Repetiu a conquista da Liga dos Campeões no Borussia Dortmund, clube com o qual venceu a então designada Taça Intercontinental e se sagrou campeão da Alemanha.

Um dos melhores médios da história do futebol português e da Europa evoluiu, depois, para treinador de sucesso: venceu a Taça da Hungria com o Videoton, juntou título nacional e Taça, em Israel, com o Maccabi Telavive, e deixou marca também na Suíça, onde conduziu o Basileia ao título nacional.

"Começo por agradecer ao Pedro Proença e a toda a equipa da Liga Portugal por me presentearem com esta distinção. É também uma honra integrar o projeto de Embaixadores da Liga Portugal. Aproveito para felicitar este organismo e o seu Presidente pelo bom trabalho que têm feito, sobretudo na procura da harmonia e da união, dimensionando a qualidade do nosso futebol dentro e fora do país”, afirmou Paulo Sousa, ao receber o prémio.