Perderam os cofres, ganharam os pontos: André Silva dá triunfo ao Vitória SC em Vizela (1-0)
Recorde as incidências da partida
No último lugar do campeonato, e após o final do mercado de inverno, o Vizela apresentou-se para o jogo com o Vitória SC com sete mudanças relativamente à última jornada, incluindo quatro reforços em estreia absoluta no onze.
Do outro lado, Álvaro Pacheco, de regresso a Vizela, apresentou apenas uma novidade na equipa titular, com o regresso de Tiago Silva, tendo o reforço Nélson Oliveira no banco.
Quase sempre Jota
Aos 2 minutos Mangas rematou por cima, e aos 8' voltou a testar a pontaria, com desvio num defesa do Vizela. Na sequência do canto, Nuno Santos rematou ao lado, antes da primeira real ocasião de golo, aos 10 minutos: o inevitável Jota Silva surgiu pela esquerda e rematou forte mas às malhas laterais. Em cima do quarto de hora, na sequência de um canto, foi Domingos Quina a rematar, com a bola a sofrer ainda um desvio e a parar nas mãos de Bruno Varela. Aos 20 minutos foi Lokilo, de fora da área, a rematar forte mas contra Tomás Ribeiro.
Aos 28 minutos foi o Vitória a chegar ao ataque, com Nuno Santos a cruzar da esquerda para Jota rematar ao lado. O mesmo Jota, aos 39', tentou cruzar, mas Lebedenko desviou para canto, com a primeira parte a fechar com nova tentativa de Nuno Santos, de fora da área, mas ao lado, aos 45+1'.
Sem Varela e sem penálti
Para a segunda parte, Bruno Varela, que vinha dando sinais de um desconforto na coxa direita, saiu mesmo, dando o lugar a Charles na baliza vitoriana.
E a verdade é que, com 5 minutos da segunda parte, já depois de um livre de Tiago Silva, sem perigo, o Vitória dispôs de ocasião soberana para se adiantar no marcador, quando Bruno Costa derrubou André Silva dentro da grande área. Tiago Silva assumiu o castigo máximo mas... atirou por cima da baliza do Vizela.
O penálti falhado afetou o fio de jogo do Vitória que, aos 62 minutos, voltou a chegar com perigo à baliza do Vizela, com André Silva a cruzar para desvio de Escoval para canto.
Mais peças no puzzle
Aos 63 minutos Álvaro Pacheco voltou a mexer, desta vez por opção, lançando Miguel Maga e João Mendes nos lugares de Bruno Gaspar e Nuno Santos. Respondeu Ruben de la Barrera, tirando Domingos Quinta para lançar Abdul Awudu.
Aos 73 minutos, Jota Silva, sempre ele, recebeu de Miguel Maga e rematou forte, com a bola toca ainda na barra da baliza de Buntic. Aos 78', novamente o avançado do Vitória a criar perigo, na sequência de um canto.
Voltava a crescer o Vitória e as ameaças passaram à prática, traduzindo a superioridade vimaranense, em cima dos 80 minutos: cruzamento de Miguel Maga da esquerda, numa segunda vaga, e cabeceamento de André Silva, de cima para baixo, para a euforia dos adeptos vimaranenses na bancada. Depois de ter estado perto de sair para o Hellas Verona, o avançado brasileiro completou a primeira dezena de golos no campeonato português.
A perder, Ruben de la Barrera voltou a mexer, lançando Busnic e Amadou Ba-Sy, tirando Bruno Costa e Diogo Nascimento. Samu, logo aos 83', tentou uma reação, com remate de longe mas ao lado, sem perigo para a baliza de Charles.
Bem mais perigoso foi a bola de Petrov, aos 87 minutos, com o voo de Charles a negar o golo do empate.
À entrada para o último minuto do tempo regulamentar, Álvaro Pacheco tirou Tiago Silva e lançou Zé Carlos para o meio-campo vimaranense.
E foi no segundo dos seis minutos que compensação que o incansável Jota Silva tentou fechar as contas, com um remate na passada que Buntic defendeu com mestria. Logo depois Ruben de la Barrera arriscava tudo, tirando um central, Escoval, para lançar o avançado Jardel, e aos 90+4', perante a falha de Borevkovic, Ba-Sy teve possibilidade de criar perigo, mas o remate saiu por cima.
No penúltimo minuto de compensação, lugar então à estreia de Nélson Oliveira, reforço do Vitória, que substituiu o autor do golo do triunfo vimaranense, André Silva.
O árbitro apitou logo depois, confirmando o triunfo do Vitória, no regresso de Álvaro Pacheco a Vizela. Com estes três pontos, a formação vimaranense rouba o 4.º lugar, de forma provisória, ao rival SC Braga.
Homem do jogo Flashcore: Jota Silva (Vitória SC)