Play-off Liga Portugal: A próxima época começa a definir-se na Vila das Aves

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Play-off Liga Portugal: A próxima época começa a definir-se na Vila das Aves

AVS parte em vantagem para a segunda mão
AVS parte em vantagem para a segunda mãoLUSA, Opta by Stats Perform
Se a maioria das equipas e dos jogadores já estão a aproveitar as férias, AVS e Portimonense continuam a fazer pela vida. Este domingo, os dois conjuntos têm o jogo mais decisivo na época. A segunda mão do play-off da Liga Portugal vai definir o destino das duas equipas na próxima temporada. No arranque para a 2.ª mão, é o AVS que leva vantagem, depois de vencer por 1-2 em Portimão.

Acompanhe as incidências da partida

Jogo 42 para o AVS, jogo 40 para o Portimonense. Tudo se resume a isto. Depois de passar praticamente toda a temporada nos lugares de subida direta à Liga Portugal, o AVS caiu para a zona de play-off e por pouco não perdeu essa oportunidade extra de subir, depois de ser derrotado em casa pelo Tondela.

A equipa de Jorge Costa passava por um momento de instabilidade que deixava antever dificuldades frente a um Portimonense que, por outro lado, vinha motivado depois de vencer o dérbi do Algarve, embora tal não tenha tido verdadeiro impacto na classificação.

Durante várias jornadas, Paulo Sérgio e os seus jogadores procuraram evitar este destino, mas agora estão obrigados a vencer para garantir a permanência na Liga Portugal pela sétima temporada consecutiva.

Apesar de algumas épocas complicadas, o Portimonense tem conseguido evitar a descida com maior ou menor dificuldade, mas a equipa de Paulo Sérgio nunca esteve tão tremida como agora.

Portimonense não conseguiu evitar ida ao play-off
Portimonense não conseguiu evitar ida ao play-offFlashscore

Play-off é ouro na Liga 2

No domingo, o conjunto de Portimão vai tentar quebrar uma tendência recente, marcada pela subida de divisão no play-off das equipas que militam na divisão inferior.

Depois de vários anos sem esta fase adicional, os clubes da Liga 2 têm sido sempre mais felizes nesta fase. Em 2020/21, com um agregado de 5-0, o Arouca fez descer, de forma surpreendente, o Rio Ave. Em 2021/22 foi a vez da descida do Moreirense, que caiu aos pés do Chaves (2-1 no agregado).

A maior surpresa aconteceu na época passada, quando o Estrela da Amadora causou a primeira despromoção do Marítimo em 38 anos, ao vencer o play-off nos penáltis após um 3-3 no agregado.

O jogo da época

Independentemente dos momentos e das tradições recentes, AVS e Portimonense estão obrigados a ir até à última gota de suor para lutar pelo grande prémio da subida de divisão (ou da manutenção, no caso algarvio).

Jorge Costa já sabe que não vai contar com Fábio Pacheco, expulso no Algarve, mas a formação da Liga 2 mostrou-se bem preparada na primeira mão. Apesar da seca de Nenê (não marca há seis jogos), o AVS vai procurar aproveitar a vantagem na eliminatória para jogar de uma forma na qual se sente mais confortável. 

O tradicional 4-2-3-1 da equipa nortenha vai certamente contar com a velocidade de John Mercado, extremo desequilibrador que peca na finalização, e Babatunde Akinsola, nigeriano que apareceu nesta reta final da época. Além dos homens de ataque, o AVS conta com uma defesa sólida (terceira melhor da Liga 2), embora tenha passado por uma fase de instabilidade na baliza nesta final da temporada - Simão Bertelli deverá manter-se no onze inicial -, e ainda com o regresso de Luís Silva, castigado para o primeiro jogo.

A forma recente do AVS
A forma recente do AVSFlashscore

Herói precisa-se

No Portimonense, há mais incógnitas do que certezas. Não nos referimos propriamente ao sistema tático (4-3-3) ou aos jogadores escolhidos por Paulo Sérgio, que procurou manter alguma estabilidade nesta fase da época, mas sim à forma de jogar dos algarvios.

Mais habituado a jogar na expectativa, o Portimonense vai ter de assumir as responsabilidades da partida e o peso do resultado da primeira mão, mas os indicadores do jogo no Algarve não podem deixar Paulo Sérgio descansado.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Apesar de contar com jogadores talentosos no miolo (Carlinhos é o maior destaque, mas o japonês Fukui tem talento acima da média), os algarvios sentiram dificuldades para criar oportunidades de golo na primeira mão e só mesmo um lance azarado de Jorge Teixeira permitiu levar a desvantagem de um golo para a Vila das Aves.

Com 72 golos sofridos no campeonato, o Portimonense apresentou o pior registo defensivo da Liga (a par do despromovido Chaves), mas mais do que olhar para o processo defensivo é preciso virar agulhas para a baliza do AVS. Carlinhos, com 12 golos, é o melhor marcador da equipa, à frente de Hélio Varela, que tem apenas metade (seis). Para garantir a 22.ª presença na Liga Portugal, talvez o Portimonense precise de encontrar um herói improvável.

Onze provável do AVS: Simão Bertelli, Léo Alaba, Clayton Sampaio, Anthony Correia, Fernando Fonseca, Jonatan Lucca, Luís Silva, Benny, Akinsola, John Mercado e Nenê.

Onze provável do Portimonense: Nakamura, Igor Formiga, Alemão, Pedrão, Filipe Relvas, Lucas Ventura, Fukui, Carlinhos, Hélio Varela, Hildeberto e Ronie Carrillo.