Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Presidente da APAF critica comunicado do Conselho de Arbitragem após o Casa Pia-Sporting

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol
Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de FutebolFacebook
Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), recorreu às redes sociais para criticar o comunicado do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, minutos depois do final do Casa Pia-Sporting, assumindo o erro do VAR e anunciando, desde logo, a suspensão da equipa VAR por tempo indeterminado.

Numa publicação nas redes sociais, Luciano Gonçalves defendeu não ser "necessário condenar publicamente os árbitros", ainda que deixando claro compreender que haja "responsabilidade e responsabilização" pelos erros cometidos.

Por outro lado, Luciano Gonçalves destacou a postura de Filipe Martins, treinador do Casa Pia, nas declarações após a partida com o Sporting, elogiando a "enorme elevação" demonstrada, que serve de "grande exemplo" para os demais.

Leia a publicação na íntegra

"Ninguém está acima das consequências dos erros, fazem parte do jogo. Tem de haver responsabilidade e responsabilização, desde que o objetivo seja melhorar e prevenir que os erros não voltem a suceder.

Assumir os erros é sempre sinal de grandeza, comunicar é um sinal de abertura e transparência, e quero acreditar que assim será até à última jornada.

Se estamos de acordo que os erros devem ser assumidos e ter consequências, já não concordo que seja necessário condenar publicamente os árbitros. É perfeitamente evitável deixar em comunicado que a equipa VAR iria ficar suspensa por tempo indeterminado, pois quando se condena desta forma, também se deve defender assim quando injustamente são atacados na sua honorabilidade e seriedade.

O mister Filipe Martins conseguiu fazê-lo com enorme elevação. Obrigado pela compreensão do erro e, acima de tudo, pela palavra de confiança nos árbitros envolvidos. Foi um grande exemplo, Míster."