Quenda nasceu em 2007 e foi inscrito pelo Sporting na Liga: "Futuro do futebol português"
Geovany Tcherno Quenda. O nome pode não lhe dizer muito à primeira vista, mas se for um espectador assíduo da Liga Revelação, então, muito provavelmente já deu conta deste enorme talento que desponta na Academia de Alcochete.
Aos 16 anos, Quenda é figura imprescendível na equipa sub-23 do Sporting, liderada pelo antigo internacional português João Pereira, e um dos jovens em quem os responsáveis do emblema verde e branco depositam mais esperanças para o futuro.
A prova mais clara disso é que que assinou contrato profissional no início do último mês e foi inscrito na Liga no último dia do mercado de transferências, passando a estar disponível para ser utilizado por Rúben Amorim na equipa principal.
"É um orgulho assinar contrato com o Sporting, que sempre me ajudou e acolheu-me bem desde o primeiro dia. Estou grato por isso e vou dar sempre o máximo dentro de campo para ajudar o clube", disse Quendo aquando da celebração da renovação, em declarações aos canais oficiais dos leões.
Quem o acompanha de perto, nomeadamente João Ferreira, scout da agência Sferico que representa o jovem avançado, não tem dúvidas sobre o seu potencial: "É um jogador muito rápido, imprevisível e ágil. Antes de receber a bola, já sabe o que fazer com ela. E tem uma excelente leitura de jogo, algo que se viu no golo e no lance que deu origem ao segundo penálti do Sporting no jogo diante o Santa Clara (5-0)"
"É um jogador que vai chegar longe. Não tenho dúvidas de que está ali o futuro do futebol português", rematou.