Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Resolver primeiro, gerir depois: FC Porto vence Vizela (2-0)

Atualizado
Eustaquio fez o segundo golo do FC Porto aos 44 minutos
Eustaquio fez o segundo golo do FC Porto aos 44 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O FC Porto venceu este domingo o Vizela, por 2-0, em jogo da 9.ª jornada do campeonato. Taremi fez, aos 22 minutos, o 1-0 de grande penalidade e, ainda na primeira parte, Eustaquio dilatou a vantagem. Com este resultado, os dragões chegam aos 22 pontos, igualando Benfica e ainda o Sporting, que apenas joga nesta ronda amanhã, precisamente no Porto, mas diant do Boavista, no Estádio do Bessa.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Marcano, Zaidu, Iván Jaime, Veron, Wendell e Galeno, todos lesionados Sérgio Conceição fez três alterações em relação ao onze que venceu o Antuérpia, com Evanilson no lugar de Galeno, Francisco Conceição em vez de André Franco e a estreia de Jorge Sánchez no onze, perante a ausência de Wendell, com João Mário a ser adaptado à esquerda.

Onzes iniciais e notas finais dos jogadores
Onzes iniciais e notas finais dos jogadoresFlashscore

O aviso de Chico antes do castigo de Taremi

O FC Porto entrou forte e a primeira tentativa junto à baliza de Buntic surgiu aos 9 minutos, por Francisco Conceição, um dos mais ativos: o remate saiu ao lado.

Aos 12 minutos o Vizela tentou responder, explorando a velocidade de Essende, mas o remate do avançado, que Diogo Costa ainda defendeu, já tinha sido anulado por fora de jogo.

Em cima do quarto de hora, num atraso arriscado de Samu, Anderson derrubou Taremi à entrada da área. Na conversão, aos 16', Francisco Conceição atira contra a barreira.

Aos 20 minutos, já depois de um belo pormenor de Sánchez, Taremi teve um toque de classe para Evanilson, que foi tocado por Bruno Wilson junto à linha de fundo. Penálti para o FC Porto, assinalado de pronto por Manuel Oliveira.

Da marca dos 11 metros, Taremi não deu hipótese a Buntic, marcando pela terceira vez esta temporada e colocando o FC Porto na frente do marcador, aos 22 minutos.

Ferro contra ferro

Aos 24', num remate em jeito, João Mário tentou criar perigo, mas a bola saiu por cima e sempre controlada pelo guarda-redes do Vizela. Ainda antes da meia hora foi Francisco Conceição, a partir da esquerda, a rematar cruzado, com a bola a embater no poste da baliza do Vizela.

A resposta da equipa da casa surgiu aos 33 minutos, numa jogada de insistência, com Nuno Moreira, de ângulo apertado, a rematar ao poste da baliza de Diogo Costa.

Foi em contra-ataque, com um toque de cabeça de Pepê, em lance com Bruno Wilson, que o FC Porto ficou pertíssimo do 2-0, aos 41 minutos: valeu a mancha de Buntic perante Evanilson.

Não marcou Evanilson, aos 41', marcou Eustaquio, aos 44': o médio surgiu à entrada da área e, com o pior pé, o esquerdo, atirou forte e colocado, com a bola a ainda bater na barra antes de entrar. 2-0 para o FC Porto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Um susto no meio do controlo

Para a segunda parte o treinador do Vizela, Pablo Villar, trocou Busnic por Pedro Ortiz. A formação da casa até foi a primeira a causar algum perigo, quando Bruno Wilson, aos 53', aproveitou um canto para cabecear mas sem assustar Diogo Costa.

O FC Porto ia controlando a partida mas, já depois de ter visto um amarelo, aos 56 minutos, David Carmo escorregou, aos 63', e deixou Samu isolado: perante Diogo Costa, disparou muito por cima da baliza do FC Porto, com tudo para reduzir.

Aos 68 minutos foi a vez do FC Porto, no canto cedido por Bruno Wilson, a ver Buntic voar para junto do poste para evitar que o cabeceamento de Pepe pudesse resultar no 3-0.

Os ataques do FC Porto
Os ataques do FC PortoOpta by Stats Perform

Mudanças no tabuleiro

Aos 72 minutos Pablo Villar voltou a mexer, lançando Jardel e Méndez nos lugares de Diogo Nascimento e Samu. Respondeu Sérgio Conceição aos 77', primeiro com Toni Martínez e André Franco preparados para entrar e depois, perante mais uma falta de David Carmo, com protestos na direção do árbitro, chamando de imediato Fábio Cardoso do aquecimento, juntando-o às peças lançadas em campo.

Em cima do minuto 80 foi Nuno Moreira, uma vez mais, num remate de primeira, mas ao lado, a tentar uma reação do Vizela. Sairia logo depois, aos 81', nas duas derradeiras alterações de Pablo Villar, que lançou Dylan e Soro nos lugares de Nuno Moreira e Lacava, arriscando tudo em busca de um golo que os fizesse regressar à discussão do resultado.

Sérgio Conceição, uma vez mais, respondeu, tirando Taremi e Alan Varela, resfrescando a equipa com Gonçalo Borges e Nico González, alterando para um 4x3x3 a partir dos 85 minutos. Aos 87', na primeira aparição, Gonçalo Borges rematou, com a bola a desviar em Dylan e a dar canto.

Aos 90+1', de livre, Alex Méndez tentou criar perigo, mas o remate saiu por cima da baliza de Diogo Costa. 

Homem do jogo Flashscore: Pepê (FC Porto)

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform