Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reviravolta açoriana: Santa Clara metódico surpreende um Estoril inofensivo (1-4)

Açorianos entraram a perder, mas estiveram sempre no comando do jogo
Açorianos entraram a perder, mas estiveram sempre no comando do jogoLUSA/Opta by StatsPerform
O Santa Clara voltou em grande à Liga Portugal ao recuperar da desvantagem para vencer no terreno do Estoril por 1-4 na primeira jornada no campeonato. Marqués inaugurou o marcador, aos 18 minutos, para a equipa da casa, mas Vinícius Lopes empatou antes do descanso (44'), Safira, de penálti (68'), e Ricardinho (75') aplicaram um duplo golpe e João Costa fechou o marcador no primeiro toque na bola como jogador profissional (84'), colocando os três pontos na bagagem a caminho dos Açores.

Recorde aqui as incidências do encontro

Ian Cathro viu da bancada o primeiro oficial jogo da sua nova equipa, devido a atrasos no visto de trabalho, que contou com os reforços Jandro Orellana e Yanis Begraoui no onze, além de Rafik Guitane, uma das grandes figuras da época passada. Por outro lado, os açorianos, de regresso ao escalão principal, estrearam Frederico Venâncio e Alysson Silva

Pontuações no final do encontro
Pontuações no final do encontroFlashscore

Os primeiros minutos apresentaram um futebol amarrado, longe das balizas e próprio de início de temporada com muito calor à mistura, embora o Santa Clara estivesse mais esclarecido. Os canarinhos tinham muita dificuldade em ligar passes, algo que frustrava as bancadas, mas inauguraram o marcador na primeira jogada com cabeça, tronco e membros: Zanocello lançou Begraoui na área, que trabalhou muito bem de costas para a baliza e serviu o remate rasteiro e colocado de Alejandro Marqués, aos 18 minutos.

Guitane ainda agitou as águas com um bom trabalho individual e remate ao lado antes do jogo entrar num ritmo monótono. Até que, em cima do intervalo, Vinícius Lopes foi galgando terreno sem oposição do meio-campo até à entrada da área, onde desferiu um remate cruzado rasteiro que aninhou junto à malha lateral, restabelecendo a igualdade, aos 44 minutos.

Ao intervalo, o gráfico de golos esperados (xG) espelha bem a falta de ideias.

Golos esperados ao intervalo
Golos esperados ao intervaloFlashscore

Sem alterações, a primeira oportunidade surgiu através de um pontapé de canto para os açorianos, com Sidney Lima a ganhar nas alturas na pequena área e a cabecear muito perto da trave. As alterações trouxeram frescura a um jogo com poucos lances de perigo, que voltou a ter interesse quando Daniel Figueira derrubou Gabriel Silva na grande área. Chamado a converter, Alison Safira rematou calmamente e assinou a reviravolta do Santa Clara, aos 70 minutos.

Logo a seguir, os bravos açorianos aproveitaram o ímpeto ofensivo dos anfitriões para armar um contra-ataque venenoso lançado por MT, com Ricardinho a combinar com Safira - que fez uma excelente assistência de trivela - para fazer o terceiro na cara do guardião.

Ainda não tinha chegado ao fim o pesadelo para a equipa da Linha. João Costa, avançado recém-contratado ao Alverca, foi o feliz recipiente no final de uma jogada tricotada no flanco esquerdo e só teve de encostar para se estrear a marcar com o primeiro toque no futebol profissional

Homem do jogo Flashscore: Safira (Santa Clara).

Safira foi o melhor em campo
Safira foi o melhor em campoSanta Clara/Opta by StatsPerform