Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ricardo Velho fez história no Farense com chamada à seleção portuguesa

Ricardo Velho foi chamado à seleção nacional por Roberto Martínez
Ricardo Velho foi chamado à seleção nacional por Roberto MartínezMIGUEL RIOPA/AFP
O guarda-redes Ricardo Velho culminou na sexta-feira um ano de sonho ao tornar-se o primeiro jogador de sempre do Farense convocado para a seleção AA portuguesa, destacou à Lusa o presidente do clube da Liga Portugal.

“É um marco histórico para o Farense. Ser o primeiro convocado enquanto jogador do Farense é um orgulho fantástico e uma honra para esta instituição mais do que centenária, uma das maiores em Portugal”, disse João Rodrigues.

O clube algarvio contou com vários internacionais portugueses nas suas fileiras, mas a convocatória de um jogador para a seleção principal à altura em que representava o Farense é inédita em 114 anos de história, salientou o dirigente.

“Tivemos vários atletas que representaram a seleção portuguesa, antes ou depois de jogarem aqui”, referiu João Rodrigues, citando os nomes de José Rafael, Carlos Alhinho, Licá, Neca, Jorge Ribeiro e Daniel Fernandes.

O avançado José Rafael, natural de Faro, representou a seleção olímpica no apuramento falhado para Los Angeles-1984 quando vestia a camisola do Farense, mas só foi internacional AA ao serviço do Boavista, em 1985.

Já Carlos Fernandes e Zé-Tó foram chamados à seleção B portuguesa na altura em que representavam o clube de Faro, que teve igualmente mais de uma dezena de jogadores convocados para os sub-21 e outras seleções mais jovens.

João Rodrigues destacou ainda os jogadores estrangeiros internacionais à altura em que vestiam a camisola do emblema algarvio, como o avançado marroquino Hassan – esteve no Mundial-1994 enquanto jogador dos algarvios –, o médio e seu compatriota Hajry e o guarda-redes nigeriano Peter Rufai.

Ricardo Velho, de 26 anos, natural de Vila Nova de Famalicão e formado no SC Braga, agora na sua quinta temporada ao serviço do Farense, só se afirmou como titular absoluto na época passada, tendo sido considerado o melhor guarda-redes do escalão principal.

Depois de ter contribuído de forma decisiva para o 10.º posto dos algarvios em 2023/24, Ricardo Velho, que renovou contrato recentemente pelos algarvios, até 2028, manteve o nível qualitativo no início desta temporada, apesar do 18.º e último lugar ocupado pelo Farense na Liga.

João Rodrigues considerou a convocatória de Ricardo Velho “merecida” e frisou que “já devia ter sido antecipada”.

“Sabemos que há todo um timing para estas situações se efetuarem, mas nunca é tarde. Agradecemos imenso à Federação Portuguesa de Futebol e ao selecionador nacional (Roberto Martínez)", afirmou o presidente do Farense.

O dirigente destacou ainda todos aqueles que trabalharam com Ricardo Velho no clube algarvio, citando os nomes dos técnicos Fernando Pires e José Mota – substituído por Tozé Marreco na semana passada – e dos treinadores de guarda-redes Márcio Ramos e Miguel Rosa.

O guarda-redes Ricardo Velho foi convocado para os encontros na Polónia e da Escócia, do Grupo A1 da Liga das Nações em futebol.

A formação das quinas joga com a Polónia em 12 de outubro, num embate marcado para Varsóvia, e, três dias depois, defronta a Escócia, em Glasgow, em encontros da terceira e quarta jornadas do Grupo A1 da Liga das Nações. Os jogos são às 19:45 (em Lisboa).

Depois de duas jornadas, Portugal, que venceu por 2-1 na receção a Croácia e Escócia, lidera isolado o agrupamento, com seis pontos, contra três de croatas e Polónia e nenhum dos escoceses.