Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rui Costa confirma a saída de Roger Schmidt: "Estamos a olhar para o futuro"

Bruno Henriques
Rui Costa falou aos jornalistas
Rui Costa falou aos jornalistasProfimedia
Horas depois de o Benfica ter comunicado à CMVM que estava em negociações para a rescisão do contrato do treinador alemão, o presidente dos encarnados falou aos jornalistas. Confirmou a saída do técnico alemão e deixou a garantia de um sucesso célere, enquanto passou mensagem de confiança.

Saída de Roger Schmidt: "Queria agradecer por estes dois anos, por todo o esforço e todo o trabalho que desenvolveu. Pelos dois títulos alcançados, pela quantidade de jogadores que desenvolveu, mas pese embora a ambição e a ideia de criar estabilidade do clube e prosseguir com o treinador, mesmo não tendo ganho o campeonato, face aos resultados decidimos que era o momento de trocar. Como tal, Roger Schmidt não é treinador do Benfica. Estamos a olhar para o futuro, a trabalhar no novo treinador, que em breve vão saber quem é. Não era o início de temporada que esperávamos”.

Rescisão: “Foi comunicado hoje ao treinador que acabava aqui a relação e temos de tratar da desvinculação completa, que será tratada com o agente e o advogado. O que mudou de maio? Foi o que disse antes. Pensámos que o melhor para o Benfica era dar este voto de confiança. Estas quatro jornadas indicaram o contrário”.

Leonardo Jardim: “Já estamos a trabalhar no futuro, em breve vão saber o treinador. Não vale a pena falar de nomes. Tenho visto nomes, alguns deles empregados, os benfiquistas irão saber, mas não me façam estar a especular nomes”.

Marcos Leonardo: “Não vamos misturar as coisas. Estamos aqui a falar de Roger Schmidt”.

Interino: “Não vai haver, porque até voltarmos aos treinos iremos ter treinador. É nesse sentido que estamos a trabalhar. O novo treinador vai entrar a tempo. Apesar de estarmos numa pausa FIFA, e dá a ideia que há tempo, iremos ficar apenas com cinco, seis jogadores. Irá trabalhar de outra forma, para preparar a equipa para o futuro. Acreditamos que temos margem e qualidade para dar a volta a situação”.

Roger Schmidt: "Um dia como este é sempre uma desilusão. Existiu entendimento. É um grande homem, uma coisa é o treinador".

Os últimos jogos do Benfica
Os últimos jogos do BenficaFlashscore

Plantel: “Trabalho arduamente para o bem do Benfica. Assim continuarei a fazer, por isso já estou a planear o futuro. Entendemos que era o momento de trocar de treinador. O foco agora é esse. Em relação ao título, tenho plena convicção disso. Constrói-se o plantel à imagem de um treinador, mas não o fizemos só à imagem de Roger Schmidt. É um plantel de qualidade, pronto para ganhar independentemente do treinador. Iremos seguir na linha de um treinador com o mesmo perfil, mesmo sistema tática. Temos a máxima convicção de que esta época não está perdida”.

Eleições: “Não estou aqui a pensar nisso. Foco-me no dia a dia do Benfica e quero resolver este problema. E já nos próximos dias apresentar um novo treinador”.

Regresso ao trabalho: “Temos cinco, seis jogadores disponíveis. Haverá uns dias de folga e quando voltarem será a meio da semana, já teremos o novo treinador”.

Arrependimento: “Não temos bolas de cristal. Acreditámos na estabilidade e naquilo que tínhamos feito em conjunto no primeiro ano de Roger Schmidt. Procurámos repetir o primeiro ano, perceber o que não correu tão bem no segundo ano. Foi nessa qualidade que tomei a decisão que tomei. Não jogo totobola à segunda-feira. Tenho de pensar no que considero melhor para o Benfica no momento. Naquele momento era a continuidade, neste momento é a separação”.

Futuro: “Olho com otimismo. Sei a qualidade dos jogadores que temos, do que podem fazer. Foi o início de época que fugiu às expectativas. Temos cinco pontos perdidos, uma exibição que não da segurança do futuro. Daí a mudança. Espero que venha espevitar o ambiente, trazer uma outra aura. Sei que os Benfiquistas estão sempre com a equipa e tenho de agradecer, mesmo ontem. Dependemos de nós próprios e acredito na força do Benfica”.