Sai um líder isolado em Alvalade: Sporting vence clássico com o FC Porto
Siga aqui as incidências da partida
Com Hjulmand recuperado, Rúben Amorim apostou no regresso do capitão ao onze, em detrimento de Daniel Bragança, com Nuno Santos a começar no banco. Já Vítor Bruno manteve o onze do FC Porto da última jornada, tendo apenas como novidade o reforço Samu Omorodion, ex-Atlético de Madrid, no banco de suplentes.
Duas abordagens
O Sporting começou a partida à sua imagem, a tentar jogar de pé para pé, com o FC Porto a apostar num futebol mais direto, que aos 12 minutos quase trouxe frutos, quando Vasco Sousa rematou em zona frontal, conquistando um canto, após desvio em Hjulmand, que Pepê bateu para remate por cima de Otávio. Aos 16 minutos Martim Fernandes fugiu pela direita, cruzou mas Pepê não conseguiu o desvio, com o Sporting a responder no minuto seguinte: Gyokeres serviu Trincão e o remate do extremo foi cortado por Zé Pedro, com Diogo Costa já fora do lance.
Leão mais perto
Aos 21 minutos, após falta de Alan Varela sobre Pedro Gonçalves, o médio do Sporting optou por picar o livre para a área, onde Diomande ainda desviou mas já sem ângulo. Aos 26' novamente Pedro Gonçalves a ganhar espaço e a servir Gyokeres, que rematou rasteiro e às malhas laterais da baliza de Diogo Costa. Aos 35 minutos, após uma boa combinação entre Pedro Gonçalves e Morita, Trincão rematou de primeira, de pé esquerdo, mas muito ao lado, antes do mesmo Trincão voltar a falhar, num lance já anulado por falta de Hjulmand sobre Galeno, após Gyokeres conseguir ultrapassar Diogo Costa.
Aos 40 minutos mais uma ocasião soberana para o Sporting, com Gyokeres a fugir nas costas de Zé Pedro e a servir de Pedro Gonçalves que, na área, desviou ao lado do poste da baliza do FC Porto, antes de Galeno surgir em zona frontal para rematar e Kovacevic defender.
Em jogo de parada e resposta, aos 42' Pedro Gonçalves foi lançado por Catamo e cruzou para Gyokeres, valendo o corte de Otávio para canto.
Dragão respondeu à altura
A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas e, aos 52 minutos, com ocasião soberana para o Sporting: Trincão abriu para Geny Catamo, o ala cruzou e Gyokeres desviou para o golo, surgindo Alan Varela em cima da linha para evitar o 1-0 em Alvalade.
Respondeu o FC Porto aos 60', com remate colocado de Galeno e defesa de Kovacevic, para canto. Na sequência da bola parada, foi Namaso a cabecear por cima, antes de Vasco Sousa, aos 62', rematar ao lado.
Deixaram o sueco fugir
Aos 69 minutos, em transição ofensiva, Otávio viu-se ultrapassado por Gyokeres, bem tentou alcançar o sueco mas acabou mesmo por derrubá-lo na grande área. Penálti para o Sporting, que o mesmo Gyokeres converteu no 1-0 aos 72 minutos.
Estreia de fogo para Samu
Com o FC Porto em desvantagem, Vítor Bruno, que já tinha o reforço Samu, bem como Eustaquio, preparados para entrar, lançou ainda Gonçalo Borges e João Mário, tirando Namaso, Vasco Sousa, Iván Jaime e Martim Fernandes. Respondeu Rúben Amorim, já aos 80', com Matheus Reis e Debast nos lugares de Geovany Quenda e Eduardo Quaresma.
Aos 84 minutos Vítor Bruno esgotou as alterações, colocando mais um avançado, Fran Navarro, no lugar do médio Alan Varela. Aos 85' foi novamente Gyokeres a disparar, mas ao lado, antes de Rúben Amorim trocar Hjulmand por Daniel Bragança. Em cima dos 90' o treinador dos leões voltou a mexer, com Nuno Santos no lugar de Francisco Trincão.
Já dentro dos cinco minutos de compensação o FC Porto ainda beneficiou de um livre promissor, que a defesa do Sporting conseguiu resolver, antes do Sporting responder por Geny Catamo que, em iniciativa individual, derivou da direita para o meio e, de pé esquerdo, atirou a contar, fazendo o 2-0 aos 90+3 minutos.
O Sporting venceu o clássico com o FC Porto, isola-se na liderança do campeonato, 100% vitorioso, à espera do que fará o Famalicão amanhã.
Homem do jogo Flashscore: Gyokeres (Sporting)