Samu deita abaixo o Castelo: FC Porto vence em Guimarães com bis do reforço espanhol
Recorde aqui as incidências do encontro
Depois da vitória no Dérbi do Minho (0-2), Rui Borges só mexeu por obrigação com Tomás Ribeiro a ocupar o lugar do lesionado Villanueva, enquanto Vítor Bruno alterou várias peças nos dragões. Zé Pedro rendeu Otávio - que ficou fora da ficha de jogo por opção -, Eustáquio regressou ao miolo e Samu liderou o ataque depois do golo decisivo com o Farense (2-1).
Poucochinho futebol
O avançado espanhol foi o alvo predileto dos companheiros nos primeiros minutos quezilentos e de toada morna que não ajudaram ao espetáculo, que ainda começou dividido, mas progressivamente o FC Porto começou a tomar controlo.
Oportunidades só depois dos 20 minutos, com Tomás Ribeiro no sítio certo para afastar o cabeceamento de Zé Pedro que se dirigia à baliza e, pouco depois, Nico González saltou fora de tempo e atirou por cima da trave após cruzamento de João Mário.
O ambiente aqueceu quando Fábio Veríssimo foi ao bolso tirar três amarelos consecutivos para o Vitória SC - João Mendes, Bruno Varela e Tiago Silva - por protestos, o que levou a uma interrupção do jogo depois de serem arremessadas cadeiras para o terreno de jogo. Até ao intervalo, pouco mais se jogou.
15 minutos para deitar o castelo abaixo
O reatamento não trouxe alterações, mas trouxe um golo para os dragões. Arrancada de Pepê em contra-ataque pela direita, o brasileiro lançou a corrida de João Mário para um cruzamento perfeito no limite e Samu Omorodion, com um grande salto, fez o cabeceamento certeiro para inaugurar o marcador, aos 48 minutos.
O Vitória SC viu-se obrigado a subir linhas para procurar a igualdade, ameaçando com bolas paradas sucessivas, mas deram espaço para que o avançado espanhol voltasse a fazer das suas. Aos 59 minutos, Francisco Moura fez um passe perfeito para a desmarcação do companheiro que não tremeu perante Bruno Varela e duplicou a vantagem. Num quarto de hora, Samu fez tantos golos como os que os anfitriões tinham sofrido nas cinco jornadas anteriores.
Rui Borges fez três alterações de uma assentada para dar frescura e atrevimento ao ataque vitoriano, que ainda esteve perto de reduzir a diferença, mas Gustavo Silva chegou um tudo ou nada atrasado ao passe de Samu. O homónimo do FC Porto deixou o campo em dificuldades físicas, rendido por Danny Namaso.
O jogo arrastou-se até ao apito final, com os dragões a entregarem a posse de bola e a baixarem as linhas, defendendo-se bem das ameaças dos anfitriões. Tranquilo no encontro, o FC Porto ainda chegou ao 0-3 numa jogada construída com calma. Francisco Moura teve espaço à esquerda para fazer mais um cruzamento bem medido, que encontrou Pepê sozinho na área para o terceiro golo, aos 88 minutos.
O Vitória SC perdeu assim o estatuto de defesa menos batida no campeonato, já que sofreu mais golos nesta partida (3) do que nas cinco jornadas anteriores (2).
Homem do jogo Flashscore: Samu Omorodion (FC Porto)