Schmidt aborda arbitragem, Di Maria e dérbi: "Não é só pressão, é também uma grande hipótese"
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Perspetiva para o segundo dérbi em quatro dias: "São sempre jogos difíceis de jogar, foi um grande jogo na terça-feira para a Taça, agora será o mesmo, mas para o campeonato e no seu estádio. Será um pouco diferente no que toca a ambiente, as duas equipas mostraram que estão numa boa fase da época e agora é a fase decisiva da época. Sabemos a nossa situação, fizemos uma boa exibição na terça-feira, estivemos muito bem a nível de mentalidade, físico e tático. É um jogo diferente, começa a zero, estamos preparados para este jogo, precisamos de fazer um grande jogo para ganhar os três pontos, é sempre esse o nosso objetivo".
Sporting com menos um jogo: "Sabemos a situação na Liga, eles estão na pole position na Liga e como disse antes, queríamos ganhar na terça-feira e amanhã, mas queremos sempre ganhar, é indiferente onde jogamos. Seria muito bom para nós ganhar este jogo, estávamos mais perto, e era uma corrida em aberto. Espero isso até à última jornada, lutamos pelo título, este ano eles têm muitos pontos, será um jogo crucial e precisamos de fazer um grande jogo. Não vale a pena focar-nos na classificação, mas sim em recuperar, melhorar de forma tática e na nossa eficiência, podíamos ter ganho o jogo, mas não marcamos golos suficientes. Isto é futebol, não basta ser melhor para ganhar jogos, tens de marcar mais golos que o adversário. Criar tantas oportunidades é bom, agora é altura de as aproveitarmos".
Vida difícil se o Sporting vencer: "Claro, quando eles vencem é mais difícil para nós sermos campeões, um empate também não é fácil, se vencermos é uma situação diferente..."
Dérbi mais decisivo para o Benfica do que para o Sporting: "É decisivo para ambos, estamos no final da temporada, eles estão em melhor posição porque estão em primeiro, têm mais pontos, estão em melhor situação do que nós. Pressão? Nós temos sempre pressão, em cada jogo ao longo desta época, por isso será o mesmo amanhã. Precisamos de ganhar, não é só pressão, mas também é uma grande hipótese. Temos de ganhar os duelos diretos, ganhamos três pontos e eles zero, temos de ver isso mais como uma hipótese do que como pressão".
Se arbitragem fizer um bom jogo o Benfica está perto de ganhar: "Para ser honesto, espero que amanhã depois do jogo não se fale do árbitro, é esse o meu objetivo sempre porque o árbitro está lá para garantir um jogo justo, é melhor que passem ao lado do jogo do que propriamente o foco. Espero que façam boas decisões para ambas as equipas de forma a que a melhor equipa vença. Não ficámos felizes com as duas arbitragens nos jogos da Taça, se fosse ao contrário e o Sporting tivesse um golo anulado, um penálti não marcado, livres, etc... também protestariam. São profissionais, têm de lidar com a pressão e garantir um jogo justo, é isso que espero amanhã".
Sporting marcou primeiro em todos os jogos contra Schmidt: "Seria muito bom ter marcado primeiro na terça-feira, as hipóteses estiveram lá. Está 100% correto, penso que é melhor marcar primeiro num jogo. É bom quando se faz uma reviravolta, porque mostra que somos mentalmente fortes. Mas o objetivo é marcar primeiro e manter a baliza a zero. Temos de mostrar que o nosso primeiro objetivo no campo é jogar de forma atacante e marcar primeiro".
Possível renovação de Di Maria trava crescimento de Prestianni, Rolheiser, Tiago Gouveia: "A situação do Angel é muito clara, quando ele veio no verão foi um grande acontecimento para o clube e para o futebol, porque é uma história fantástica começar na Europa no Benfica e depois de uma das melhores carreiras enquanto futebolista voltar ao clube e jogar a um nível de topo é uma história fantástica. Na semana passada houve essa situação na Argentina e na sua cidade natal, falamos sobre isso, ele está afetado por isso, mas ainda não falei com ele sobre a próxima época. O plano dele era fazer uma época no Benfica e depois tomar outra decisão, se a ideia dele mudou e quer ficar não sei, não falei com ele sobre isso. Ainda está em grande forma, é um jogador muito importante para nós, tenho todo o respeito por ele, é um homem de grande maturidade, vai tomar a decisão com a família e veremos no verão. Seria ótimo mantê-lo, mas não sei até que ponto é possível. Quanto aos outros, o Rolheiser queríamos no verão, tivemos essa oportunidade no inverno para lhe dar tempo para adaptar a tudo, foi uma decisão muito boa. Não é fácil chegar à Europa da América do Sul, o Tiago Gouveia evoluiu muito bem, apesar de não jogar muito, mas tem sido perigoso e marca golos por nós e vejo imenso potencial nele".