Seis a base, dez o excecional: Flashscore melhora classificações de jogadores de futebol
O requisito básico para receber uma nota é que o jogador fique pelo menos dez minutos em campo, sem contar com o prolongamento. Cada jogador de futebol começa automaticamente com uma nota inicial de 6. O máximo, no caso de uma exibição absolutamente extraordinária (por exemplo, os cinco golos de Erling Haaland contra o Leipzig), é 10. As notas são sempre calculadas com uma casa decimal e aparecem nos detalhes da partida diretamente no separador "Formações" alguns minutos após o apito final.
O número final será afetado principalmente por estatísticas individuais. Cada uma delas tem um determinado valor, que pode ser positivo e somar décimas extra (golos, remates à baliza, passes acertados, duelos ganhos, desarmes defensivos bem sucedidos), mas claro que também pode ser negativo - o que reduz o valor (faltas, cartões recebidos, duelos perdidos).
Claro que cada jogador tem tarefas próprias em função da posição no campo, e as estatísticas logicamente são diferentes para um guarda-redes ou para um médio. A diferenciação entre a função de cada jogador é, portanto, um dos fatores levados em consideração pelo sistema. O mesmo se aplica às estatísticas da equipa, como o número de remates à baliza e o resultado final da partida.
Talvez fique surpreendido ao descobrir que um jogador de futebol neste sistema de classificação raramente termina com uma nota geral inferior ao 6 de abertura. Se o fizer, geralmente indica que fez um erro verdadeiramente extraordinário: receber um cartão vermelho, causar uma grande penalidade ou então ter um desempenho muito pobre cheio de erros.
As notas dos jogadores no Flashscore abrangem a primeira e a segunda Liga de Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, França, Portugal, Países Baixos, Bélgica e muitos outros países, bem como a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Liga Conferência ou até a Taça dos Libertadores da América do Sul.
Uma amostra das avaliações de jogadores no último jogo de Portugal com o Luxemburgo ou da final do Campeonato do Mundo do Catar.