Semáforo da Liga: Algarvios em ritmos distintos e um salve-se quem puder pela manutenção
VERDE: Velho guardião dos leões de Faro
Além de confirmar praticamente a manutenção no principal escalão do futebol português, o triunfo do Farense na visita ao Estrela da Amadora (0-3) serviu ainda para reforçar o estatuto de Ricardo Velho como um dos melhores guarda-redes da Liga.
O guardião natural de Vila Nova de Famalicão protagonizou defesas de enormíssima qualidade, com particular destaque para duas consecutivas pouco antes da hora de jogo, quando os algarvios venciam apenas pela margem mínima.
Tem sido notícia o alegado interesse do Sevilha em avançar para a sua contratação no próximo verão e não surpreende. Ricardo Velho está pronto para dar o salto e se não é possível fazê-lo dentro de portas que lhe sejam dadas asas para poder voar mais alto.
Menção honrosa para Mohamed Belloumi. O filho da lenda argelina Lakhdar Belloumi deu um show na Reboleira, com participação direta nos dois primeiros golos. Fantástico!
AMARELO: Vitórias pela manutenção
Os dois últimos lugares parecem entregues a Chaves e Vizela, que seguem afundados na cauda da tabela, mas a luta pela fuga ao antepenúltimo lugar, que dá acesso ao play-off de promoção/manutenção, promete agitar as águas nas três últimas jornadas.
Estoril e Casa Pia foram os grandes vencedores da 31.ª jornada no que diz respeito a essa luta, graças a vitórias diante de Famalicão (1-0) e Chaves (3-1), respetivamente, e podem respirar com um pouco mais de tranquilidade na antecâmara da próxima ronda.
O empate arrancado a ferros pelo Gil Vicente contra o Arouca (2-2) também acrescentou mais um ponto à contagem da equipa agora orientada por Tozé Marreco. Mas ainda há muito por decidir.
VERMELHO: Portimonense complica
O Portimonense somou a 17.ª derrota na presente edição da Liga e continua dono e senhor do 16.º e antepenúltimo lugar, uma posição nada confortável para os homens de Paulo Sérgio.
Segue-se uma visita a Alvalade para os algarvios e o cenário não é nada animador. Ainda assim, nada é impossível. Estrela (29 pontos) e Boavista (30 pontos) seguem imediatamente acima e uma vitória pode mudar tudo.
Resta saber se há capacidade, sobretudo emocional, para encarar esta reta final com a força necessária.