Semáforo da Liga: Aliança leonina, um rasgo de esperança e série negra em Portimão
VERDE: Gyowards, o novo movimento
O Estoril terminou o ano em crescendo, com seis vitórias nos oito jogos anteriores, mas encontrou um super Sporting no início de 2024. Os leões venceram os canarinhos, por 5-1, com Viktor Gyökeres e Marcus Edwards em plano de destaque.
Desta vez, o avançado sueco despiu o fato de goleador para vestir o de melhor assistente e contribuiu com três passes para golo na goleada imposta pelo conjunto liderado por Rúben Amorim, duas delas para o extremo inglês na primeira parte.
A sociedade Gyowards promete não ficar por aqui, sendo mesmo um incentivo para os adeptos leoninos, que sonham com a conquista do campeonato.
AMARELO: Um rasgo (e ponto) de esperança
O Boavista foi uma das grandes surpresas do início do campeonato, ocupando a liderança durante algumas jornadas, mas o raio de sol rapidamente desapareceu para dar lugar a nuvens de tempestade.
Os resultados menos positivo passaram para segundo plano e deram lugar a complicações bem mais graves fora do relvado.
O treinador Petit saiu e deixou saudade no seio do plantel e tornou-se público, mais uma vez, o incumprimento salarial de dois meses, com palavras públicas incompreensíveis do presidente Vítor Murta.
No meio de toda a tormenta, o Boavista, agora de Ricardo Paiva, conseguiu roubar pontos ao FC Porto (1-1), no dérbi portuense, num jogo difícil, mas que pode dar um novo futuro aos axadrezados.
VERMELHO: Novo ano, velhos resultados
O Portimonense tem sido uma das equipas mais ativas neste mercado de inverno - Tamble Monteiro (ex-Felgueiras) e Hildeberto Pereira (ex-Henan FC) já foram apresentados -, um esforço da direção algarvia para nutrir a equipa de Paulo Sérgio de outras armas ofensivas para atacar a segunda metade da temporada.
Em termos de resultados, o fecho do último ano provocou uma queda acentuada na tabela classificativa e 2024 começou da pior forma, frente ao Rio Ave (2-0), que empurrou os algarvios para o lugar de play-off de manutenção/despromoção.
A derrota somada em Vila do Conde, a quarta nas últimas cinco jornadas, é motivo de preocupação em vésperas do dérbi do Algarve com o Farense.