Semáforo da Liga: Chaves mete a primeira, Carlinhos superstar em Portimão e 77 cartões
VERDE: Chaves de primeira
Depois da recuperação épica de 0-2 para 2-2 na receção ao Estrela da Amadora, na estreia de Moreno no comando técnico dos transmontanos, eis que apareceu a primeira vitória do Chaves na presente edição da Liga Portugal, na deslocação a Arouca (0-2).
Não foi um jogo de encher o olho e tudo ficou mais fácil após a expulsão de David Simão, em cima do apito para o intervalo, mas, tal como o treinador dos flavienses referiu no final do encontro, pode ter sido o "clique" necessário para dar início a uma boa sequência de vitórias.
"Satisfeito e também um pouco aliviado. Não é fácil preparar jogos numa situação como a que estamos. É mesmo muito difícil. Os nossos atletas tiveram uma semana de treinos fantástica. A este nível pode ser o clique. Ainda há muito coisa para melhorar e vamos melhorar", disse Moreno no final do encontro.
O Chaves ainda ocupa a última posição, mas ganhou um balão de oxigénio que permite encarar o futuro com boas perspetivas. Até porque não é por falta de qualidade no plantel que os resultados não tinham aparecido.
AMARELO: Carlinhos em ponto de rebuçado
Uma grave lesão no joelho afastou-o durante praticamente toda a temporada 2022/23, ainda assim nada que perturbasse as intenções do Portimonense em proporcionar-lhe uma proposta de renovação de contrato (até 2026), que viria a ser aceite. Carlinhos é um dos nomes do momento na Liga Portugal.
O criativo brasileiro deixou todas as dúvidas em torno da sua recuperação para trás e, aos 29 anos, apresenta-se na sua melhor versão. São já cinco golos em nove jogos, dois deles no último fim de semana, na vitória em Vizela (2-3), sendo que o segundo golo da conta pessoal foi uma autêntica obra de arte.
Aproveitou o espaço e enviou um autêntico míssil para a baliza de Buntic, um pouco à semelhança do que já tinha feito em Guimarães, contra o Vitória SC (1-2).
"É um jogador muito importante para nós, que aporta qualidades técnicas que não abundam em muitos jogadores. O nosso jogo apoiado favorece as caraterísticas dele. Sei o jogador que tenho e temos aproveitado isso", destacou o treinador dos algarvios, Paulo Sérgio, em conferência de Imprensa.
Após um arranque difícil, Carlinhos tem sido o principal impulsionador da recuperação do Portimonense na tabela classificativa. A braçadeira de capitão assenta-lhe muito bem.
VERMELHO: Expulsões
Faltas duras, palavras mais acesas, excesso de zelo por parte da equipa de arbitragem... Tudo isto resultou numa jornada marcada pelos múltiplos cartões (amarelos e vermelhos) exibidos aos jogadores.
Nos nove encontros da 7.ª jornada da Liga Portugal, apenas três não tiveram, pelo menos, uma expulsão, sendo que o Boavista-Famalicão reinou nesse capítulo e contou com três expulsões (Cádiz, Tiago Morais e Chiquinho). Ao todo foram oito vermelhos (!) e 69 amarelos distribuídos pelos nove jogos.
Uma péssima imagem para fora numa altura em que se pretende que o interesse pelo futebol português não se perca. Assim fica mais difícil.