Semáforo da Liga: Estoril e Arouca em crescendo, Farense em sentido contrário
VERDE: Abram alas a este Estoril
Seis vitórias nos últimos oito jogos. O início de temporada não foi nada bom para o Estoril, talvez fruto de alguma inexperiência de muitos jogadores estorilistas na alta roda do futebol nacional, mas o tempo (e a entrada de Vasco Seabra) veio dar razão à qualidade existente no plantel canarinho.
O conjunto da Linha somou o segundo triunfo consecutivo em casa por 4-0, com um empate a 1-1 a meio em Famalicão, com Tiago Araújo e Rodrigo Gomes em destaque nas alas e João Marques a vestir o fato de goleador.
Além dos números expressivos, o futebol apresentado pela equipa de Vasco Seabra tem enchido bem as medidas dos adeptos, que vislumbram de forma nítida uma segunda metade de época consistente e de qualidade para os lados da Amoreira.
"Os adeptos vão ver um Estoril sempre com vontade de querer ganhar, com entrega no jogo e isso é o mais importante", disse Tiago Araújo, em entrevista recente ao Flashscore.
AMARELO: Os amigos espanhóis de Daniel Sousa
Tal como o Estoril, o Arouca também não teve um início de época nada fácil, pelo menos em termos de resultados, que culminou em mudança técnica (Daniel Sousa entrou para assumir o lugar de Daniel Ramos). E os resultados estão à vista: três vitórias e um empate nas últimas quatro jornadas.
Na última ronda, os arouquenses foram para o intervalo em desvantagem, mas deram a volta ao guião no segundo tempo (1-4), em que beneficiaram de uma superioridade numérica, após expulsão do guarda-redes dos tricolores Dida, com um forte contibuto de nuestros hermanos.
Rafa Mujica (47 minutos) restabeleceu a igualdade, Jason Rameseiro (77) e Javi Montero (80) operaram a reviravolta e Cristo González assistiu Bukia (90+1) para a machada final.
VERMELHO: Leões perderam o Faro
Já ao contrário de Estoril e Arouca, o Farense entrou com o pé direito no regresso ao escalão principal, mas terminou o ano de 2023 da pior forma, sem qualquer vitória no mês de dezembro.
A equipa de José Mota sofreu um pesado desaire na Amoreira (4-0) e prolongou a série negativa na Liga para quatro jornadas (dois empates e duas derrotas) sem qualquer triunfo.
O 8.º lugar que os algarvios ocupam na tabela classificativa da Liga, com 18 pontos, ainda é confortável, mas é preciso recuperar o faro pelo golo... e pelas vitórias.