Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semáforo da Liga: Menino Roger, balões de oxigénio e despedida ao título

Rodrigo Coimbra
Roger Fernandes esteve em plano de destaque na vitória do SC Braga em Portimão
Roger Fernandes esteve em plano de destaque na vitória do SC Braga em PortimãoLUSA/Flashscore
No final de cada jornada da Liga Portugal, o Flashscore apresenta-lhe um balanço do que mais de relevante aconteceu nos nove jogos do principal escalão do futebol português, catalogado através das três cores do semáforo. O verde para destacar um momento positivo, o amarelo para assinalar algo impactante/relevante e o vermelho para um ponto menos positivo de cada ronda. Vamos aos três momentos da 27.ª jornada.

VERDE: Roger that!

Roger Fernandes apareceu na equipa principal do SC Braga pela mão de Carlos Carvalhal, então treinador dos arsenalistas, com apenas 15 anos, mas não demorou a dar sinais de que estávamos perante um diamante em bruto.

Pese a estreia tão precoce, a 31 de julho de 2021, na final da Supertaça, diante o Sporting (2-1), o menino de sorriso tímido continuou entregue aos artesãos das equipas secundárias dos arsenalistas nos anos seguintes, antes da afirmação plena no conjunto principal do SC Braga na presente temporada.

O raio de ação de Roger Fernandes em Portimão
O raio de ação de Roger Fernandes em PortimãoLUSA/Opta by Stats Perform

Roger dividiu o início de 2023/24 entre equipa B e equipa A, com jogos disputados na equipa de juniores (na Youth League) pelo meio, antes de agarrar um lugar no onze de Artur Jorge a meio do mês de fevereiro.

Coincidência ou não, a verdade é que, com a presença de Roger Fernandes no onze, o SC Braga somou seis vitórias em sete jogos, com três golos e quatro assistências do jovem extremo.

O último encontro dos arsenalistas, diante o Portimonense (3-5), foi o corolário de um processo muito bem gerido pelo clube. Com um golo e duas assistências, Roger disse presente e mostrou que é muito mais do que isso, é também futuro.

AMARELO: Balão de oxigénio

Duas vitórias em 10 jornadas fizeram soar os alarmes em Famalicão e, apesar de os famalicenses estarem posicionados a meio da tabela, a parca distância para os lugares de despromoção resultaram na saída de João Pedro Sousa e consequente entrada de Armando Evangelista, que trouxe de volta os sorrisos (e a tranquilidade) ao conjunto minhoto.

Famalicão e Gil Vicente partiam empatados na tabela classificativa (28 pontos) e o triunfo famalicense (1-2) permitiu à equipa ultrapassar a barreira psicológica dos 30 pontos, cavando assim um fosso para os dois últimos, Vizela e Chaves.

Famalicão e Casa Pia ganharam balão de oxigénio
Famalicão e Casa Pia ganharam balão de oxigénioFlashscore

O Casa Pia foi outro dos grandes vencedores da 27.ª jornada. Os gansos visitaram o aflito Vizela (0-4), com seis pontos a separarem as duas equipas, e a goleada imposta pelo conjunto do jovem técnico Gonçalo Santos deixou tudo mais fácil para os lisboetas (e muito mais difícil para os vizelenses).

Por fim, nota ainda para o triunfo do Estoril na receção ao FC Porto (1-0). Num jogo difícil, os canarinhos conseguiram somar a segunda vitória consecutiva no campeonato e ganharam um bom balão de oxigénio para as derradeiras sete jornadas. Os estorilistas passam a somar mais cinco pontos do que o antepenúltimo classificado Portimonense (lugar de play-off manutenção) e sete para o penúltimo.

VERMELHO: Adeus título... E mais?

No meio de um coro de críticas à arbitragem e tudo aquilo que gravitou em torno do encontro após o duelo entre Estoril e FC Porto, que em nada dignifica o futebol português, a realidade é apenas uma: os dragões perderam e viram os principais adversários (Sporting e Benfica) cavarem ainda mais a vantagem na frente do pelotão. E ainda viram SC Braga e Vitória SC aproximarem-se do 3.º lugar.

As contas do topo da tabela da Liga
As contas do topo da tabela da LigaFlashscore

Contas feitas, o primeiro lugar ficou a dez pontos de distância e o segundo a nove. Ou seja, o título passou a ser uma miragem e a Liga dos Campeões também muito perto disso.

"Temos de ser realistas, estamos praticamente fora da corrida, não vamos inventar. Temos mais coisas para ganhar, temos uma Taça de Portugal que pretendemos vencer", admitiu o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, em entrevista à SIC.

Os principais destaques do encontro entre Estoril e FC Porto
Os principais destaques do encontro entre Estoril e FC PortoOpta by Stats Perform

"Temos de ser realistas, as hipóteses são poucas", acrescentou a propósito da qualificação para a Liga dos Campeões 2024/25.

As escolhas de Rodrigo Coimbra
As escolhas de Rodrigo CoimbraFlashscore