Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Trauma voltou a ser basco: Larrazabal marcou e Casa Pia empatou Benfica na Luz (1-1)

Mário Rui Ventura
Atualizado
Larrazabal fez o golo do Casa Pia aos 81 minutos na Luz
Larrazabal fez o golo do Casa Pia aos 81 minutos na LuzOpta by Stats Perform/LUSA
O Benfica empatou este sábado, diante do Casa Pia, no Estádio da Luz, em jogo da 9.ª jornada do campeonato. João Mário ainda colocou os encarnados em vantagem, aos 44 minutos, mas já depois de Fellipe Cardoso ter desperdiçado um penálti, aos 54 minutos, Larrazabal fez mesmo o golo dos casapianos, aos 81 minutos. Depois da desilusão europeia, a águia tarda em acertar o passo, agora com um tropeção na Luz para a Liga. E os assobios, esses, sobem de tom entre os adeptos.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota a meio da semana, também no Estádio da Luz, diante da Real Sociedad (0-1), para a Liga dos Campeões, Roger Schmidt optou por mexer em todos os setores. Tirou Bah para adaptar Aursnes na lateral-direita, lançou Bernat no lugar de Jurásek e apostou em Arthur Cabral face à indisponibilidade de última hora de Musa, com uma amigdalite. De resto, também Bah e Kokçu ficaram fora da ficha de jogo devido a problemas físicos.

Já do lado do Casa Pia, e em relação à equipa que venceu o Rabo de Peixe (2-0), na Taça de Portugal, Filipe Martins fez cinco mudanças, apostando na estreia a titular de Jajá, bem como Ricardo Batista, Larrazabal, Lelo e Felippe, saindo Lucas Paes, André Geraldes, Tiago Dias, Serobyan e Clayton, com o capitão Vasco Fernandes a continuar fora da lista de convocados.

Onzes iniciais e notas finais dos jogadores
Onzes iniciais e notas finais dos jogadoresFlashscore

Estranhar para depois entranhar

O Benfica começou o jogo ao ataque, com o Casa Pia a tentar responder, apostando na velocidade de Jajá pelo flanco direito. 

Num jogo disputado a meio-campo, a primeira real ocasião pertenceu ao Casa Pia, aos 20 minutos, quando Soma cruzou, do lado esquerdo, e Leonardo Lelo cabeceou por cima, a rasar a barra da baliza de Trubin.

A resposta do Benfica surgiu aos 24 minutos, numa jogada de insistência, com Arthur Cabral, num remate acrobático, a obrigar Ricardo Batista a sacudir a bola.

Dez minutos depois, mais uma excelente ocasião para os encarnados, com Rafa, de calcanhar, a servir David Neres, que rematou para defesa de Ricardo Batista. Logo depois, João Mário cruzou, Rafa desviou de calcanhar ao lado mas já em fora de jogo.

Crescia no jogo o Benfica e, mesmo com o intervalo a aproximar-se, houve tempo para João Mário encher o pé e, com um remate colocado, bater Ricardo Batista e fazer o 1-0, aos 44 minutos: a abertura é de Florentino, o cruzamento é de Aursnes e o golo é de elevado grau de qualidade.

Logo depois, já no minuto de compensação, Arthur Cabral voltou a criar perigo, com o remate a ser desviado para canto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Trubin contra o susto

Para a segunda parte nenhum dos treinadores fez alterações, o Benfica voltou a entrar com o pé no acelerador mas aos 52 minutos, num contra-ataque, Jajá voltou a fazer das suas, graças à velocidade, sendo derrubado dentro da área por Florentino.

Penálti para o Casa Pia que Felippe Cardoso, aos 54 minutos, bateu para a direita mas viu Trubin adivinhar o lado e negar-lhe o golo do empate.

Os penáltis de Felippe Cardoso
Os penáltis de Felippe CardosoOpta by Stats Perform

Lugar às substituições

Aos 63 minutos, após cruzamento de Rafa da esquerda, António Silva, de cabeça, ainda colocou a bola dentro da baliza mas já em posição irregular. Logo depois, Roger Schmidt mexeu pela primeira vez e em dose dupla, promovendo o regresso de Di María, no lugar de Neres, e colocando Jurásek por Bernat.

Logo aos 66', primeira tentativa do argentino, com um remate cruzado que Ricardo Batista, em voo, negou que se transformasse no 2-0, ficando caído no relvado, a necessitar de assistência, depois de ter caído mal.

Di María entrou bem, Jurásek também, e o lateral aos 71 minutos serviu Arthur Cabral, que rematou muito desviado.

Aos 72 minutos foi a vez de Filipe Martins mexer, e no meio-campo, com Beni no lugar de Ângelo Neto. Seguiu-se Tengstedt no lugar de Arthur Cabral aos 74 minutos, e um misto de assobios com aplausos do tribunal da Luz para o avançado brasileiro.

"Assalto" final com lucro

O Casa Pia tentava subir linhas e Jajá, sempre ele, voltou a testar a pontaria, aos 77 minutos, com um remate que saiu por cima da baliza de Trubin.

Aos 81 minutos foi Larrazabal a aparecer: primeiro o espanhol tirou um cruzamento que Felippe Cardoso não conseguiu desviar. Depois, no mesmo minuto, fugiu nas costas de Jurásek e rematou, com Trubin a ser mal batido, deixando a bola passar por entre as pernas. Estava feito o 1-1.

Filipe Martins não mudou uma vírgula na estratégia, lançando Tiago Dias e Clayton, que já estavam junto à linha, nos lugares de Jajá e Fellipe Cardoso.

O último fôlego

Aos 85 minutos Tengstedt fugiu pela esquerda, rematou e Ricardo Batista ainda defendeu. Logo depois, aos 86', Florentino surgiu na área, cabeceou, a bola foi à barra, tocou em Ricardo Batista, não entrou e, com a aproximação de Tengstedt, o guarda-redes casapiano foi rápido a reagir e segurou.

Roger Schmidt voltou a mexer, lançando Gonçalo Guedes e Chiquinho nos lugares de Florentino e João Mário, enquanto Filipe Martins colocava Samuel Justo e Geraldes por Larrazabal e Soma.

Em cima do minuto 90, Ricardo Batista, em duas ocasiões, a negar o golo ao Benfica: primeiro num cabeceamento de Rafa e, na insistência, desviou para canto o remate de João Neves.

Aos 90+2 minutos, mais uma soberana ocasião para a formação da Luz, com João Neves a bater o canto e António Silva, de cabeça, a atirar ao poste da baliza do Casa Pia.

Depois de sete vitórias consecutivas, o Benfica volta a escorregar no campeonato, desta feita em casa, no mesmo palco onde perdeu com a Real Sociedad, agora com um empate diante do Casa Pia, graças a um golo... espanhol - e basco.

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Jajá (Casa Pia)