Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Trubin, o muro dos penáltis: já fez história no Benfica e é dos melhores da Europa

Hugo Filipe Martins
Trubin voltou a defender um penálti frente ao Vizela
Trubin voltou a defender um penálti frente ao VizelaAFP, Flashscore
Anatoliy Trubin defendeu mais um penálti ao serviço do Benfica, na receção dos encarnados ao Vizela, para a Liga Portugal e já leva três defesas desde a marca dos 11 metros.

Siga as principais incidências

A chegada do guarda-redes ucraniano ao Benfica foi atribulada, mas pouco a pouco Trubin conseguiu convencer os exigentes adeptos encarnados.

Para isso têm contribuído defesas decisivas que fazem do ucraniano um dos melhores guarda-redes da Liga Portugal e ajudaram a deixar para trás o fantasma de Vlachodimos, que, diga-se, estava longe de ser unânime no Estádio da Luz.

À afirmação de Trubin juntam-se os números, que fazem do internacional ucraniano um dos mais decisivos no futebol europeu na hora de defender grandes penalidades.

Antes de uma eliminatória que até pode ser decidida nos penáltis, apesar da vantagem de um golo conquistada pelo Benfica na primeira mão (2-1) frente ao Toulouse, ter Trubin na baliza deixa as águias mais perto de seguir em frente.

Os números de Trubin na Liga Portugal
Os números de Trubin na Liga PortugalSL Benfica/OPTA by Stats Perform

O guardião ucraniano de 22 anos já fez mesmo história no Benfica, ao tornar-se o primeiro guarda-redes das águias a defender três penáltis na mesma época, ultrapassando outros nomes históricos dos encarnados, como Bento, Enke e... Vlachodimos, segundo dados do Playmaker Stats.

Só Baumann defendeu tantos

Se alargarmos os feitos de Trubin às principais ligas da Europa, o ucraniano tem apenas a companhia do alemão Baumann, guarda-redes do Hoffenheim, que é, a par de Trubin, o guarda-redes com mais penáltis defendidos - três no total -, embora o guardião de 33 anos apresente melhor média - sofreu um penálti em quatro, contra dois em cinco de Trubin.

É verdade que o penálti defendido frente ao Vizela não terá alterado o desfecho da partida, uma vez que os encarnados já venciam por claros 5-1, mas o guarda-redes já foi decisivo noutras partidas. Antes desse jogo, defendeu um penálti na visita ao Portimonense quando o jogo estava 1-2 (acabou 1-3 para o Benfica) e outro na receção ao Casa Pia, que terminou com um empate 1-1.

Em Portugal, só Luiz Júnior, com dois penáltis defendidos em cinco remates desde a marca dos 11 metros, consegue aproximar-se de Trubin.