Um regresso genial: AVS vence Rio Ave
Reveja aqui as principais incidências da partida
Sediados em duas vilas separadas por 40 quilómetros, AVS e Rio Ave apresentam-se em processos de transformação. O conjunto da Vila das Aves chegou à Liga pela primeira vez e apostou forte no reforço do plantel com a estrela Guillermo Ochoa à cabeça (chegou, foi titular e capitão), enquanto o emblema de Vila do Conde foi autorizado a contratar e tiveram um investimento de Evangelos Marinakis que trouxe outra folga financeira.
Não foi por isso de admirar uma partida algo morna nesta quinta jornada da Liga. Vítor Campelos e Luís Freire são dois bons treinadores, mas ainda estão a tentar implementar as ideias em dois plantéis que só agora começaram a assentar. O AVS a apostar nos lançamentos de Gustavo Assunção e Jaume Grau para a velocidade de Kamaté e John Mercado, enquanto o Rio Ave num estilo de jogo mais apoiado para chegar à frente em apoio.
Os primeiros 45 minutos terminaram com uma oportunidade para cada lado: Lucas Piazón falhou no cabeceamento após cruzamento de Fernando Fonseca, e Aderllan Santos obrigou Ochoa a mostrar porque é um guarda-redes renomado (voltaríamos a ver outro episódio deste duelo mais tarde). Era preciso mais.
E quando o coletivo não consegue resolver, surge o individual. E o jogo de futebol muitas vezes parece saído da pena de um escritor inspirado que sabe qual a melhor a história. Com uma carreira feita pelos escalões secundários, e recuperado de uma lesão que o afastou durante sete meses, Vasco Lopes saiu do banco aos 70’ para fazer a estreia na Liga. Aos 72’ montou uma bicicleta e bateu Jhonatan com um golo para garantir os três pontos. Alguém imaginava melhor regresso?
Foi preciso apenas um momento de génio para resolver uma partida entre duas equipas ainda à procura de assimilar processos. Sorri o AVS que sobe até ao nono lugar com sete pontos, preocupa-se o Rio Ave que cai para o 11.º posto, com seis pontos, e só não conseguiu mais um porque Ochoa voltou a brilhar a cabeceamento de Aderllan Santos aos 90'.
Homem do jogo Flashscore: Guillermo Ochoa (AVS)