Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um regresso genial: AVS vence Rio Ave

Bruno Henriques
Vasco Lopes festeja o golo
Vasco Lopes festeja o goloOpta by Stats Perform/Manuel Fernando Araújo/LUSA
Num duelo entre duas equipas que estão a passar por profundas transformações dos plantéis este ano, o AVS acabou por imperar e conquistou a segunda vitória, ambas em casa. O Rio Ave prolonga o calvário como visitante e desde 2023 que não sabe o que é vencer fora de portas.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Sediados em duas vilas separadas por 40 quilómetros, AVS e Rio Ave apresentam-se em processos de transformação. O conjunto da Vila das Aves chegou à Liga pela primeira vez e apostou forte no reforço do plantel com a estrela Guillermo Ochoa à cabeça (chegou, foi titular e capitão), enquanto o emblema de Vila do Conde foi autorizado a contratar e tiveram um investimento de Evangelos Marinakis que trouxe outra folga financeira.

Não foi por isso de admirar uma partida algo morna nesta quinta jornada da Liga. Vítor Campelos e Luís Freire são dois bons treinadores, mas ainda estão a tentar implementar as ideias em dois plantéis que só agora começaram a assentar. O AVS a apostar nos lançamentos de Gustavo Assunção e Jaume Grau para a velocidade de Kamaté e John Mercado, enquanto o Rio Ave num estilo de jogo mais apoiado para chegar à frente em apoio.

Gustavo Assunção no centro do jogo do AVS
Gustavo Assunção no centro do jogo do AVSOpta by Stats Perform, LUSA

Os primeiros 45 minutos terminaram com uma oportunidade para cada lado: Lucas Piazón falhou no cabeceamento após cruzamento de Fernando Fonseca, e Aderllan Santos obrigou Ochoa a mostrar porque é um guarda-redes renomado (voltaríamos a ver outro episódio deste duelo mais tarde). Era preciso mais.

Os números do jogo ao intervalo
Os números do jogo ao intervaloOpta by Stats Perform

E quando o coletivo não consegue resolver, surge o individual. E o jogo de futebol muitas vezes parece saído da pena de um escritor inspirado que sabe qual a melhor a história. Com uma carreira feita pelos escalões secundários, e recuperado de uma lesão que o afastou durante sete meses, Vasco Lopes saiu do banco aos 70’ para fazer a estreia na Liga. Aos 72’ montou uma bicicleta e bateu Jhonatan com um golo para garantir os três pontos. Alguém imaginava melhor regresso?

Foi preciso apenas um momento de génio para resolver uma partida entre duas equipas ainda à procura de assimilar processos. Sorri o AVS que sobe até ao nono lugar com sete pontos, preocupa-se o Rio Ave que cai para o 11.º posto, com seis pontos, e só não conseguiu mais um porque Ochoa voltou a brilhar a cabeceamento de Aderllan Santos aos 90'.

Homem do jogo Flashscore: Guillermo Ochoa (AVS)

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform