Uma estrela nova para um velho conhecido: FC Porto vence Farense
Reveja aqui as principais incidências da partida
É certo que não há jogos fáceis no futebol, mas o contexto era favorável para o FC Porto. Depois da derrota em Alvalade, regressava da pausa internacional com um jogo em casa, diante do Farense, último classificado e única equipa ainda sem pontos na Liga.
Contudo, os Leões de Faro não são desprovidos de qualidade, sobretudo na baliza. Depois de uma época de afirmação, Ricardo Velho é um dos muito bons guarda-redes do campeonato português e voltou a demonstrá-lo no Dragão.
Só na primeira parte fez cinco grandes defesas par negar as tentativas de Nico González (duas vezes), Galeno (também duas vezes), Pepê e Iván Jaime. A isto juntou-se uma atração invulgar pelo poste da equipa azul e branca, com João Mário a acertar no ferro logo aos três minutos e Otávio a falhar uma recarga.
Desesperava o Dragão. A equipa estava por cima da baliza, mas não parecia ter resposta para Velho. Mas antes que a frustração se começasse a instalar, eis que o Farense teve um lapso de concentração. Marco Moreno puxou Galeno na área e Nuno Almeida apontou para a marca de penálti. O internacional brasileiro assumiu a marcação e conseguiu fazer o que parecia impossível: bater Ricardo Velho.
Contudo, a resposta do Farense não se fez esperar. E um erro, com outro ficou equilibrado. Otávio falhou o domínio de bola, Tomané recolheu o esférico, foi por ali fora, passou Diogo Costa e disparou para o fundo das redes. Tudo empatado.
O golo trouxe outro ânimo ao Farense, que se aproximou mais da baliza de Diogo Costa, mas o FC Porto voltou a pegar nas rédeas do jogo e a encontrar problemas semelhantes aos da primeira parte: Nico González e Galeno acertaram no poste, Pepê viu Ricardo Velho fazer outra grande defesa.
A frustração crescia, mas eis que o Dragão ganhou um novo herói. Apontado ao onze, mas saído do banco, Samu Omorodion mostrou porque é uma das transferências que gera mais expectativa. À ponta-de-lança, aproveitou a defesa incompleta de Ricardo Velho ao remate de Alan Varela e colocou a bola no fundo das redes, para assinar da melhor maneira a estreia no Dragão.
Agora sim, podiam fazer a festa os adeptos que encheram as bancadas do reduto azul e branco (num belo horário para futebol). O FC Porto voltou a vencer e fixou-se no segundo lugar com 12 pontos, a três do líder Sporting. O Farense continua à procura do primeiro ponto, depois de somar a quinta derrota consecutiva.
Homem do jogo Flashscore: Ricardo Velho (Farense).