Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma lufada de ar fresco na fuga à despromoção: Rio Ave vence Portimonense (2-0)

Duelo bem jogado em Vila do Conde
Duelo bem jogado em Vila do CondeOpta by Stats Perform, LUSA
Envolvidos na luta para escapar à zona perigosa da tabela, Rio Ave e Portimonense protagonizaram um bom embate em Vila do Conde, onde prevaleceu a maior eficácia da equipa da casa. Boateng e Zé Manuel permitiriam aos comandados de Luís Freire entrar em 2024 com um sorriso, já que abandonaram a zona de despromoção. Em sentido inverso, o Portimonense está agora no lugar de play-off, em igualdade pontual com o adversário desta noite.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Após a derrota com o Vitória SC, Luís Freire fez apenas uma alteração ao onze. Apontado a uma saída para a China, Guga falhou o embate em Guimarães por opção técnica, mas regressou para capitanear a equipa no primeiro duelo de 2024. Aziz, regressado do Wuhan Three Towns, ainda não esteve na ficha de jogo.

No Portimonense, Paulo Sérgio mudou também uma peça em relação ao conjunto que perdeu com o Sporting. Luan Silva entrou para o lugar de Jasper. Tamble Monteiro viajou para Vila do Conde, mas ainda não se sentou no banco.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Iguais, mas diferentes

Rio Ave e Portimonense apresentam algumas semelhanças. Ambos estão a tentar escapar à despromoção e apresentam-se em campo num sistema de três centrais. Contudo, as diferenças começam na hora em que a bola começa a rolar a bola.

Pese embora as dificuldades de se encontrar em zona de despromoção e a ansiedade (normal) que pode gerar, o Rio Ave apresenta uma proposta de jogo positiva, focada em ter a posse de bola e chegar de forma apoiada ao ataque. Com Guga a indicar o caminho, a equipa vila-condense aproveita os bons laterais (Fábio Ronaldo e Costinha) para criar perigo muitas vezes até permite a subida dos centrais.

A posição média do Rio Ave no primeiro tempo
A posição média do Rio Ave no primeiro tempoOpta by Stats Perform, Flashcore

Por seu lado, o Portimonense faz da defesa a sua grande força. Paulo Sérgio ergue um muro à frente da baliza e depois tenta aproveitar a velocidade na frente para criar estragos, aproveitando um eventual balanceamento do adversário.

A posição média do Portimonense
A posição média do PortimonenseOpta by Stats Perform, Portimonense

E apesar destes contrastes, as duas equipas apresentaram um belo jogo de futebol durante a primeira parte. Fluído, sem paragens, os dois conjuntos procuraram meter em campo a estratégia delineada e a única pecha que se pode apontar é a falta de baliza.

Foi preciso esperar até aos 37 minutos para ver o primeiro remate enquadrado, com Gonçalo Costa a obrigar Jhonatan a uma excelente defesa. No minuto seguinte foi Vinícius a evitar que Boateng colocasse a bola em Leonardo Ruiz, sendo que a primeira parte acabou com um grande corte de Josué Sá a impedir o remate de Hélio Varela.

Os números da primeira parte
Os números da primeira parteOpta by Stats Perform

Basta um erro

No meio de tanto equilíbrio só um erro individual é que podai desequilibrar a partida. E foi o que aconteceu aos 54 minutos. Numa jogada de insistência após um canto, o Rio Ave colocou a bola ao segundo poste, Vinícius deixou escapar o esférico num lance aparentemente controlado e foi Boateng a aproveitar a confusão para marcar.

O ganês que tinha tido uma primeira parte marcada pelo desperdício e algum desacerto acabou por estar no sítio certo e foi lesto a atacar a bola.

Hélio Varela (59 minutos) viu o remate passar ao lado da baliza, enquanto Luan não conseguiu ultrapassar Jhonatan, que segurou a baliza com uma bela parada. Foram os dois lances de maior perigo do Portimonense na segunda parte, que com o avançar da partida viu o desespero toldar a mente.

O golo do Rio Ave teve o condão de partir o jogo. O Portimonense adiantou as linhas e procurou o empate, com os vila-condenses a aproveitarem para explorar o espaço deixado agora nas costas da defesa algarvia.

Mais eficaz foi o Rio Ave. Aos 89 minutos, num lançamento de linha lateral, Boateng surgiu na direita e assistiu Zé Manuel que, no coração da área, não desperdiçou e fez o segundo golo na temporada.

Os três pontos foram celebrados de forma efusiva em Vila do Conde e não era para menos. O Rio Ave subiu ao 15.º lugar e está agora fora de perigo, com 15 pontos, os mesmo do Portimonense, que agora ocupa o 16.º lugar, que obrigaria a um play-off de manutenção.

Homem do jogo Flashscore: Boateng (Rio Ave)

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform