Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Varandas: "Não vejo nenhum treinador da Liga portuguesa ser tão cobiçado como Amorim"

Tiago Alexandre
Varandas diz que conta com Amorim até 2026
Varandas diz que conta com Amorim até 2026LUSA
O presidente do emblema leonina deu esta segunda-feira uma entrevista à Sporting TV, onde abordou os temas da atualidade do clube. Frederico Varandas falou da irregularidade do Sporting no início da época, elogiou a liderança do rival Benfica e ainda acredita nunca época em que os leões "podem ser felizes".

Época: "No plano interno pecámos por alguma falta de regularidade. Acho que é justo reconhecer que a nossa qualidade futebolística não coaduna com o nosso lugar na classificação, mas a verdade é que não é a qualidade que faz a classificação, são os pontos. Não fomos eficazes em determinados jogo do início da época e pagámos caro. É injusto, mas perdemos jogos devido à eficácia e ficámos distantes dos rivais desde o início".

Liga: "Vejo uma ideia de jogo muito semelhante neste três jogos. Concordo com o nosso treinador (Rúben Amorim) quando diz que jogamos melhor e mais como equipa grande. A demonstração disso está nos jogos mais difíceis da época. Olhamos hoje para a Liga e temos um líder que tem sido muito competente, é um justo líder e foi muito regular - tenho ganho mesmo em jogos que não joga bem. Nós é o contrário: jogámos muitas vezes bem e perdemos os jogos. Acreditamos que é possível chegar aos lugares de Liga dos Campeões. Temos todas as condição e acho que seria justo. Não vou dizer que jogamos o melhor futebol da Liga quando temos uma equipa com mais 15 pontos, mas jogamos muito bom futebol e seria injusto o Sporting não se qualificar para os lugares de Champions".

Rúben Amorim: "A chegada fez crescer o clube para outro patamar. O Sporting joga como equipa grande. Temos uma ideia de jogo muito definida, que não muda. Somos uma equipa grande a jogar futebol, somos dominadores e não alteramos, jogando em casa ou fora. Foi uma mudança de paradigma e isso deve-se ao nosso treinador. Há uma qualidade de jogo inegável. Deixa-me seguro do presente e do futuro. Fomos muito competentes no segundo ano, fizemos os mesmos pontos e não chegou. Se ganharmos os oito jogos, ainda podemos ser felizes".

Visão de Amorim: "Partilho da mesma opinião. É uma pessoa inteligente, que vê que o Sporting teve 19 anos sem ser campeão. Se ganharmos dois campeonatos em seis anos, obviamente que é positivo. Também sei que ele ao dizer isso, compete todos os dias para ser campeão. É uma qualidade que ele tem. Cria a sua exigência e ultrapassa-a".

Frederico Varandas falou do interesse de outros clubes em Rúben Amorim
Frederico Varandas falou do interesse de outros clubes em Rúben AmorimLUSA

Contrato: "Sim, conto (com o Rúben Amorim). Tem contrato assinado até 2026. Ainda agora vi: Rúben Amorim na lista de mais um tubarão europeu (Chelsea, ndr). É sinal que estamos a fazer as coisas bem. Não vejo nenhum treinador da Liga portuguesa ser tão cobiçado como o nosso treinador. Não vejo nenhum abrir tantas portas em Inglaterra... foi Inácio, Pote, agora o St. Juste. Alguma coisa vêem no quarto classificado da Liga. É um orgulho para o Sporting, para a minha equipa que escolheu estas pessoas. Fico muito contente. O Amorim para mim, já o disse, é dos melhores do mundo, fez crescer muito o Sporting na qualidade de jogo e indiretamente no clube. Se tivesse receio com o que vou perder... tenho que dar valor ao que tenho e não receio de que vou perder isto ou aquilo."

Provas europeias: "Percebo a frustração de todos. Tivemos os oitavos de final mais uma vez na mão. Sentimos a frustração, mas tenho de estar orgulhoso do que fizemos. É daqueles jogos que ficam para a história do Sporting. Eliminar uma equipa que é a melhor da Premier League é fabuloso. Eliminámos com mérito. Fomos melhores que o Arsenal nos dois jogos. Juventus? Vejo um adversário fortíssimo. Nos últimos três meses encarrilou e tem estado cada vez mais forte. É um adversário com muito mais responsabilidades que o Sporting, teoricamente mais forte, com um orçamento muito maior... mas o Sporting vai competir, como competimos com o Arsenal. A partir do Arsenal tudo ficou possível".

Formação: "O Sporting não vai alterar a estratégia. Não vamos alterar a nossa forma de gerir o clube. O primeiro mandato ficou muito marcado pela Academia, tivemos de voltar a apetrechá-la de pessoas, de ciência... e hoje não olho para o lado. A prova é que estamos pela primeira vez na final four da Youth League, tivemos 11 jogadores na convocatória dos sub-21. Esse é o futuro do Sporting. Nem todos chegarão à equipa A, vão ter de pedalar muito, sabem da exigência do treinador, mas o que chegam é porque merecem e esse é obviamente o caminho do Sporting".

Os jovens leões estão na final-four da Youth League
Os jovens leões estão na final-four da Youth LeagueSporting CP

Próxima época: "Obviamente a época tem sido preparada já há alguns meses. Vamos tentar fazer o melhor possível para satisfazer os interesses do nosso diretor desportivo (Hugo Viana), do nosso treinador e, obviamente, dos sócios".

Vendas no mercado: "As cinco maiores vendas do Sporting foram feitas neste mandato. Os que saem tinham de sair. Ninguém tem a vontade que eles saiam. Vai criar-me mais problemas para ganhar. Por mim não os vendia. Sabemos os custos que temos e as receitas que temos. É jogar com equilíbrio. Gostava que a Direção que aqui esteve tivesse investido nas estruturas, nas pessoas. Estamos a fazê-lo de uma forma gradual, possível. Seria fácil dizer que as receitas iam para a equipa A, mas não é o melhor para o Sporting. Vamos sempre fazer o que é melhor para o Sporting".

Receitas: "Estamos a potenciar as nossas receitas e o orçamento precisa de receitas. Se nao estivermos na Liga dos Campeões podemos precisar de vendas. O Sporting está mais bem preparado se ficar sem Champions. Ao termos resultados operacionais melhores, estamos a caminhar para depender menos de vendas. Mas ainda não estamos lá, temos de consolidar o nosso caminho. Só existe sucesso financeiro com sucesso desportivo. O facto de termos, após seis anos, resultados positivos é prova do caminho das pedras que passámos e da sustentabilidade da SAD para competir e isso é importante para o fair-play financeiro".

Hugo Viana: "O (Hugo) Viana é fundamental no processo. Já teve convites para ir para as melhores Ligas e recusou. Não é por estarmos num mau momento de resultados que mudamos. Temos muita gente de qualidade na Academia".

Bellerin: "É jogador do Sporting até ao final desta época e depois tomamos a decisão".

O futuro do lateral continua incerto
O futuro do lateral continua incertoLUSA

Justiça: "César Boaventura? Vamos pedir a abertura de instrução deste caso. Analisámos todo o processo e vemos que o Ministério Público (MP) reconhece que César Boaventura tinha uma grande proximidade com Luís Filipe Vieira e que tentou corromper quatro jogadores de futebol. Custa acreditar que um intermediário gaste este dinheiro com quatro jogadores. O principal beneficiário, no caso Vieira e a Benfica SAD, não estão a ser acusados. É difícil dizer que o caso E-toupeira não é pior. Temos ainda outro caso que será julgado e é preocupante: o Saco Azul. Temos um clube que tem um esquema falso de faturas para libertar mais de um milhão de euros em cash. A Benfica SAD vai ser acusada de evasão fiscal. É normal um clube ter um milhão de euros em cash? Recentemente tivemos um clube chamado Juventus que perdeu 15 pontos por fraude fiscal, e todos os administradores foram suspensos. Aqui o Sporting foi vítima e foi uma das principais vítimas deste esquema criminoso. Não nos contentamos e vamos lutar na justiça. Isto é um nojo. Um nojo não diferente do Apito Dourado. É um nojo que a justiça nao tem coragem de limpar. O Sporting é assistente de todos estes processos, exceto o Saco Azul".

Caso Juventus: "Não quero desmoralizar muitos milhões de pessoas. Quero acreditar que a justiça funciona neste país e não tem medo do impacto do clube. Elogiamos a Premier League, mas aquela Liga é limpa. Não vale a pena falarmos de centralização de direitos quando olhamos para o lado e temos esquemas de corrupção".

Jubas (mascote do Sporting): "Foi agredido de forma bárbara. É um assunto surreal, em que um senhor que, pelos vistos estava alcoolizado e era convidado de uma empresa que tem um camarote no Estádio, agrediu o Jubas. Esse senhor, como qualquer outro que pratique violência, não tem lugar num recinto desportivo. O nosso colaborador está bem, vai apresentar queixa na polícia e nós vamos apoiar".