Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vencer, sim, mas foi preciso sofrer: Sporting vence Famalicão (2-1)

Mário Rui Ventura
Atualizado
Estádio José Alvalade recebe o Sporting-Famalicão
Estádio José Alvalade recebe o Sporting-FamalicãoOpta by Stats Perform/LUSA
O Sporting fechou a 30.ª jornada do campeonato, no Estádio José Alvalade, com uma vitória por 2-1, diante do Famalicão. Segundo triunfo consecutivo dos leões, o 20.º em 30 rondas, graças aos golos de Morita e Ricardo Esgaio, com Coates, na própria baliza, a proporcionar reação do Famalicão até ao apito final.

Recorde aqui as incidências da partida

Rúben Amorim manteve a confiança em Diomande, apostando em Gonçalo Inácio no trio de centrais, em detrimento de Matheus Reis, e voltando a apostar no ataque móvel, com Chermiti a começar no banco e Trincão a surgir no centro do trio de ataque.

Já do lado do Famalicão, João Pedro Sousa operou uma autêntica revolução em relação ao onze que perdeu com o FC Porto, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal: oito alterações, com Luiz Júnior, Riccieli e Colombatto a serem os únicos resistentes.

Notas finais e onzes de Sporting e Famalicão
Notas finais e onzes de Sporting e FamalicãoFlashscore

Primeiro remate, primeiro golo

O jogo, esse, começou com o Sporting ao ataque, com mais posse de bola mas com o Famalicão a criar a primeira ocasião de perigo, aos 13 minutos, quando Sanca surgiu na área e cruzou rasteiro, valendo o corte de Coates quando Colombatto já se preparava para rematar à baliza.

E se muitas vezes se questionou e discutiu a ineficácia do Sporting ao longo da época, desta vez o leão respondeu com... pontaria: aos 18 minutos, após brilhante iniciativa individual de Marcus Edwards, pela direita, trocando as voltas a Rúben Lima, o cruzamento encontrou Morita na área e o japonês, de pé esquerdo, atirou a contar, fazendo o 1-0 para o Sporting.

Em cima da meia hora, num canto estudado, Nuno Santos bateu largo para Pedro Gonçalves, à entrada da área, rematar de primeira contra Otávio. Respondeu o Famalicão aos 31', após um erro de Diomande, que escorregou e permitiu o remate a Colombatto, negado por grande defesa de Adán, desviando para canto.

Em cima dos 45 minutos foi Luiz Júnior a brilhar, negando o 2-0 ao Sporting: Marcus Edwards roubou a bola a Pablo e isolou Pedro Gonçalves que, na cara do guarda-redes brasileiro, não conseguiu evitar a mancha.

Estatística da primeira parte
Estatística da primeira parteOpta by Stats Perform

O susto e o puxão de orelhas a Diomande

Para a segunda parte João Pedro Sousa lançou Zaidou no lugar de Colombatto, enquanto Rúben Amorim teve Chermiti a aquecer mas apostou no mesmo onze dos primeiros 45 minutos.

O Famalicão entrou disposto a inverter o rumo dos acontecimentos, aproveitando mais um erro de Diomande, aos 52', para voltar a assustar Adán: desta vez Sanca, numa diagonal, rematou forte mas sem acertar com a baliza.

Respondeu o Sporting, aos 54 minutos, com Nuno Santos a cruzar rasteiro, com perigo, mas Luiz Júnior a desviar já com Morita preparado para visar novamente a baliza.

O jogo estava perigoso, sim, e Rúben Amorim não esperou mais: colocou Chermiti, aos 56 minutos, mas também Matheus Reis, tirando Pedro Gonçalves e... Diomande, autor de dois erros que levaram a duas ocasiões do Famalicão.

Carne no assador e um Esgaio gourmet

Aos 58 minutos, após um canto, Nuno Santos rematou de primeira, em zona frontal, a rasar o poste da baliza de Luiz Júnior, antes de João Pedro Sousa, de uma assentada, lançar mais três trunfos em campo: Francisco Moura, Cádiz e Iván Jaime.

Ora perante a aposta do treinador do Famalicão, respondeu o Sporting com... a eficácia que ia caracterizando o leão nesta partida. Aos 60 minutos, Ugarte recuperou uma bola a meio-campo, serviu Chermiti, que perdeu, o médio uruguaio voltou a ganhar a posse, voltou a tocar no avançado e este, desta vez, serviu Marcus Edwards, que rematou para mais uma bela intervenção de Luiz Júnior. Desta vez, porém, a bola sobrou para a entrada de Ricardo Esgaio que, na recarga, fez o 2-0, estreando-se a marcar om a camisola da equipa principal do Sporting na Liga.

Vitamina Coates

Podia pensar-se que, com o 2-0, o Famalicão cairia do ponto de vista anímico, Marcus Edwards aos 65' e um cruzamento de Trincão, aos 67', que Chermiti não desviou por centímetros, mas haveria Sebastián Coates, azarado, a dar vitamina ao Famalicão para a reta final da partida. Aos 69 minutos, Sanca lançou Martin Aguirregabiria, que cruzou para o capitão do Sporting cortar mas na direção da própria baliza, fazendo o golo do Famalicão.

Jogo relançado e, aos 77 minutos, o Famalicão pertíssimo do empate. Grande remate de Cádiz, maior ainda a defesa de Adán, a voar para negar o 2-2 ao avançado venezuelano.

Aos 79 minutos Marcus Edwards, sempre ele, tirou Francisco Moura da frente e rematou cruzado, mas ao lado da baliza de Luiz Júnior, antes de Rúben Amorim lançar Bellerín e Arthur Gomes, tirando Esgaio e Trincão. Estávamos com 83 minutos de jogo.

O tempo de desconto, esse, foi de mais sete minutos, com tempo para Bellerín, servido por Nuno Santos aos 90+1', na ressaca de um canto, obrigar Luiz Júnior a desviar por cima da barra, antes de Nuno Santos, aos 90+2', rematar por cima da barra, segurando o ímpeto do Famalicão, que só voltou a visar a baliza de Adán aos 90+7', com um remate de Cádiz sem direção.

Estatística final e destaques do Sporting-Famalicão
Estatística final e destaques do Sporting-FamalicãoOpta by Stats Perform

Com esta vitória, a segunda consecutiva, o Sporting chega às 20 na Liga, em 30 jornadas, e está confortável no quarto lugar, com 64 pontos, mantendo a distância de sete para o SC Braga, tem tem 71. Já o Famalicão, com esta derrota, cai uma posição, para o 7.º lugar, agora com 42 pontos.

O mapa de passes de Morita
O mapa de passes de MoritaOpta by Stats Perform/LUSA

Homem do jogo Flashscore: Morita (Sporting)

Classificação da Liga à passagem da 30.ª jornada
Classificação da Liga à passagem da 30.ª jornadaFlashscore