Ventos de mudança: Vitória de Guimarães vence em Famalicão (3-1) na estreia de Álvaro Pacheco
Recorde as principais incidências da partida
Com poucos dias de trabalho, o treinador Álvaro Pacheco optou pela estabilidade. Manteve o sistema de três centrais e operou apenas uma mudança no onze - André André no lugar de Handel -, sem significado prático, uma vez que André André sentiu um desconforto físico no aquecimento e cedeu o lugar a Handel.
A inspiração de João Mendes
Ainda alguns adeptos procuravam o seu lugar no Municipal de Famalicão e os adeptos vitorianos procuravam perceber as nuances do "seu" novo Vitória e já os homens de Álvaro Pacheco faziam estragos. Primeiro lance de jogo e primeiro golo. Com o Famalicão adormecido, André Silva tabelou com Jota Silva e acabou por rematar para uma defesa incompleta de Luiz Júnior. A bola sobrou para João Mendes encostar para o 0-1.
A resposta famalicense demorou 34 minutos. Afonso Rodrigues trabalhou bem pelo corredor direito, cruzou para a área vitorina, mas apareceu Jorge Fernandes, imperial, a limpar a bola para canto. Bruno Varela nem teve de ser chamado à ação.
Depois de um golo nos primeiros 20 segundos, o Vitória de Guimarães voltou a celebrar nos últimos 20 segundos da primeira parte. A promessa finlandesa Limatta perdeu a bola no meio-campo e Jota Silva acabou a servir João Mendes para um golo de antologia. Remate fortíssimo do médio para o 4.º golo na presente temporada.
Álvaro Pacheco era um homem feliz. João Pedro Sousa nem tanto. O treinador do Famalicão promoveu duas alterações no reatar do encontro e os famalicenses melhoraram substancialmente de rendimento. Em apenas cinco minutos, duas excelente oportunidades para reduzirem a desvantagem, mas Bruno Varela disse presente. Primeiro, Henrique Araújo desviou de cabeça, aos 47 minutos, para uma defesa segura, e depois foi a vez de Zaydou Youssouf ser displicente na conversão de uma grande penalidade e permitir a defesa de Bruno Varela.
A insistência do Famalicão deu mesmo em golo, aos 64, altura em que, à terceira tentativa na mesma jogada, Otávio conseguiu finalmente colocar a bola no fundo das redes vitorianas, com um golpe de cabeça certeiro. O golo galvanizou a equipa da casa, mas também não esmoreceu os visitantes que voltaram a marcar e a ficar numa posição muito mais confortável.
O lateral Bruno Gaspar, que não marcava no principal escalão do futebol português desde janeiro de 2019, voltou a sentir o gostinho de marcar um golo, na sequência de uma boa jogada coletiva dos vitorianos, de costa a costa, com Tiago Silva a dar o último passe para o remate final para o 1-3.
Homem do jogo Flashscore: João Mendes (Vitória de Guimarães)